Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Formoso do Araguaia promove ações de acolhimento aos estudantes

Notícias

Formoso do Araguaia promove ações de acolhimento aos estudantes

Ano Letivo

Programação conta com apresentação institucional e acadêmica
por Mayana Matos publicado: 22/02/2021 09h00 última modificação: 22/02/2021 09h06

Neste mês de fevereiro, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deu início às ações de acolhimento aos estudantes para o novo ano letivo. Nesta segunda-feira, 22, é a vez da unidade de Formoso do Araguaia promover ações para recepcionar aos estudantes. 

A programação será semi-presencial. Uma parte será através de lives via Youtube e outros momentos serão seguindo os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. A abertura contará com a participação diretor da unidade Manoel Delintro, apresentação de vídeo institucional, falas do reitor e pró-reitoras do IFTO, e do responsável técnico da Pesquisa e da Extensão. O momento inicial contará com participação de egressos, de servidor responsável pela biblioteca e representante Setep. 

Um momento será reservado aos estudantes para apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esse momento tem como objetivo apresentar aos estudantes novatos o AVA utilizado pela unidade, com orientação dirigida para o uso, de forma a instrumentalizar aos estudantes acerca dos recursos que o AVA Classroom possui e que são utilizados para realização das atividades de ensino remotas.

A programação do primeiro dia conta também com painel de fotografias e minibio dos servidores, com contato institucional, bem como apresentação dos cursos (especificidades de cada curso - coordenadores).

Na terça-feira, 25, a programação terá participação da Assistência Estudantil (assíncrono) com Jahny Kássia Duarte Rocha. Deveres e direitos dos estudantes (grêmio estudantil e sobre líderes estudantis) serão abordados por Higor Lira. Ao final, Marlon Brito apresentará orientações aos estudantes novatos e veteranos sobre atendimentos psicopedagógicos, rotina de estudos, apoio socioeducativo, planejamento individual e grupos de estudos.

Detalhes da programação estão disponíveis aqui

Acolhimento Estudantil Virtual

Este ano, o Conselho Superior (Consup) deliberou que o formato de ensino remoto  será mantido no IFTO ao longo de todo o semestre, em razão do avanço da Covid-19. Nesse sentido, a recepção aos estudantes também tem como objetivo a orientação sobre essa modalidade de ensino.

Acolhimento Estudantil Virtual é uma ação conjunta entre a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantins e as unidades do IFTO. O momento será  promovido conforme o calendário de cada campus e a programação contará com a participação de todas as pró-reitoras e do reitor do IFTO.

Cada  unidade será responsável por divulgar os meios de acesso aos eventos de acolhimento e, seguirão, ao longo do mês, realizando as ações conforme o início das aulas. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato via o e-mail: proen@ifto.edu.br

Já realizaram ações de acolhimento as unidades de Palmas, Porto Nacional, Gurupi e Dianópolis. As demais unidades terão programação neste final de fevereiro e no mês de março.