Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Festival Gastronômico de Taquaruçu é tema de pesquisa de estudantes do Campus Palmas

Notícias

Festival Gastronômico de Taquaruçu é tema de pesquisa de estudantes do Campus Palmas

Pesquisa

Estudantes irão propor melhorias para o evento
por Eliane Vieira publicado: 17/09/2018 08h12 última modificação: 17/09/2018 08h37

As estudantes do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Fabiene Silva Morais e Keila Oliveira escolheram a 12ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, realizada entre os dias 5 e 9 de setembro, como tema de seu trabalho de conclusão de curso.

A pesquisa tem como objetivo principal conhecer o nível de satisfação dos participantes e expositores presentes no evento, que tem como foco disseminar os principais pratos da culinária tocantinense e incentivar sua valorização. A intenção das estudantes é propor melhorias para o evento, que a cada ano vem ganhando mais adeptos. O projeto de pesquisa é orientado pela professora Veruska Dutra e coorientado pela professora Geruza Aline Erig. A pesquisa conta ainda com o apoio de outros professores que trabalham em iniciativas similares, como a professora Jaci Câmara.

De acordo com a orientadora, os primeiros resultados da pesquisa apontam alta satisfação dos participantes com o evento. Conforme a verificação feita pelas pesquisadoras os participantes do evento experimentam mais de um prato oferecido no Festival, o que demonstra o interesse em conhecer a culinária tocantinense. Outro ponto colocado pela orientadora foi que a maioria dos visitantes já haviam participado de outras edições do evento, o que colabora para consolidação do mesmo em um calendário de eventos para Palmas, bem como na divulgação do distrito de Taquaruçu, o que gera um desenvolvimento do turismo local.

Prática

Os demais estudantes  do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo tiveram ainda a oportunidade de estagiar no evento através da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), órgão municipal responsável pela organização do evento. A experiência colaborou com o aprendizado dos estudantes, uma vez que proporcionou a prática aos acadêmicos do curso.

Outros projetos

As professoras orientadoras possuem mais dois projetos em andamento sobre a gastronomia tocantinense no PIBIC/CNPQ através do NETUH - Núcleo de Estudos em Educação, Turismo e Hospitalidade. As pesquisas são desenvolvidas pelas estudantes Débora Sallysa Silva Santos e Ana Caroline Zifirino e têm como foco principal descrever e analisar a espacialidade ou dimensão espacial da gastronomia de Palmas, reconstruindo os fluxos migratórios pluriculturais e a apropriação dos territórios na cidade para esse fim.

A professora Geruza Aline Erig destaca que “a gastronomia enquanto hábito alimentar de um povo é a maneira de satisfazer às necessidades básicas do ser humano. O costume relacionado à arte de preparar alimentos de cada povo está relacionado à sua cultura, vinculados à sua religiosidade, classe social, etnia, localização geográfica e o que cada lugar tem como alimento típico e influência sofrida. Com isso, a alimentação humana é um ato social e cultural, onde a escolha dos alimentos é definida por um conjunto de fatores econômicos, históricos, culturais, ecológicos e sociais, ligado a uma rede de representações, simbolismos e rituais. Então, a gastronomia é cada vez mais, uma fonte de conhecimento da cultura de um povo e necessita ser pesquisada para se tornar enraizada no local onde ela está sendo consumida. Palmas, uma cidade de formação recente, que recebeu e recebe pessoas advindas de todas as partes do Brasil e tem sua gastronomia herdada dessa mistura de pessoas, conhecer os elementos que podem ser reconhecidos como identitários pela comunidade local é de extrema importância para a valorização da cultura local”.

Quer saber mais sobre os projetos? Você pode conhecer mais através do e-mail veruska@ifto.edu.br . Você também pode colaborar com a pesquisa respondendo ao link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSczZ-_UOZG9z6MeeXYLJBPEmBm4FMDsqffk7yo_pcxlEC7fqQ/viewform . É um questionário fácil e rápido. Participe!

(Com informações da professora Veruska Dutra)