Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fases do desenvolvimento humano são discutidas durante mostra de Psicologia da Educação

Aprendizagem

Atividade foi realizada no dia 10 de outubro
por Kelinne Guimarães publicado: 14/10/2019 13h37 última modificação: 14/10/2019 14h05

Na quinta-feira, 10, os acadêmicos das licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação da unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveram a IV Mostra de Psicologia da Educação, no auditório Pioneiros, a partir das 19 h. A ação foi coordenada pela professora do IFTO, Quitéria Alcântara, e teve como tema: “Caminhos da aprendizagem, uma visão integrada sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem”. Na ocasião, foram discutidas as principais fases do desenvolvimento humano, nos aspectos: físico, cognitivo e sua interferência na aprendizagem.

Durante o evento, foi ministrada a palestra: “Ser universitário: podemos conversar”, pela acadêmica Helisana Barros Santos. Além disso, o público presente teve a oportunidade de visitar a exposição de estandes e painéis sobre as fases do desenvolvimento humano e assistir a apresentações culturais.

“A Mostra de Psicologia da Educação é um ótima experiência para nós que fazemos licenciatura, porque temos a oportunidade de conhecer cada fase do público que trabalharemos em sala de aula”, destacou a acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, Bruna Caroline.

Já a coordenadora da Mostra, professora Quitéria Alcântara, afirma que o evento atendeu às expectativas, pois além de favorecer um trabalho interativo entre acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Computação, envolvidos diretamente em pesquisas sobre o tema, todos os participantes conseguiram relacionar as discussões teóricas com a realidade vivenciada em espaços escolares e familiares das etapas de desenvolvimento investigadas
A professora enfatiza, ainda, que os estudantes mostraram-se conscientes que o papel do docente é muito mais que repassar conteúdos, “é conhecer a realidade para melhor atuar sobre ela, é trabalhar as competências socioemocionais como parâmetros para o desenvolvimento das demais habilidades humanas”, finalizou a professora Quitéria.

Vale destacar que a IV Mostra de Psicologia da Educação  trouxe uma proposta intercurso e interdisciplinar, com a finalidade de socializar conhecimentos sobre os estágios do desenvolvimento humano e o processo da aprendizagem, visando  a prática pedagógica articulada com os saberes construídos cientificamente.

Fotos do evento