Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Expomat apresenta uma visão diferente da Matemática

Expomat apresenta uma visão diferente da Matemática

Projetos de ensino

Cinema, Meio Ambiente e História foram base dos trabalhos apresentados
por Greiciane Souza publicado: 13/12/2019 17h22 última modificação: 13/12/2019 17h22

Com objetivo de apresentar para a comunidade externa e acadêmica os projetos de ensino da Matemática desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Médio, a unidade Porto Nacional realizou na manhã desta sexta-feira (13) a 1º Expomat. Nos trabalhos expostos, a ideia era instigar a curiosidade e o prazer pela disciplina, através de uma visão diferente da matéria.

Numa tentativa de “trabalhar outros métodos de ensino que não sejam aqueles tradicionais”, o professor de Matemática da unidade, Saulo Timóteo, idealizou a Expomat. Ele explica que os trabalhos apresentados na mostra foram baseados em três eixos- história dos números, cinema e meio ambiente. A partir da sugestão do professor, as turmas de 1º e 3º ano de Administração e 3º ano de Meio Ambiente formaram as equipes Os números, Cinemat e Ecomatemática, respectivamente.

Na temática dos números, os estudantes do 1º ano de Administração se dedicaram a apresentar o surgimento e evolução dos algarismos ao longo da história da humanidade. Já para os grupos de alunos do 3º ano do mesmo curso, a proposta foi usar o cinema como auxílio didático para o ensino da Matemática, destacando as evoluções que ela trouxe para a tecnologia. O Ecomatemática, formado por estudantes do 3º ano de Meio Ambiente, tinha como objetivo criar materiais didático-pedagógicos para as séries iniciais a partir de resíduos sólidos descartados no campus.

Colemar Pereira, do 3º ano de Administração, aprovou a organização e realização da Expomat, pois acredita que “eventos como este podem tornar as coisas mais fáceis para pessoas que têm um compreendimento da matéria mais lento, facilitando assim para que eles possam aprender tudo que foi exposto aqui hoje”.

Para o professor Saulo, a Expomat superou as expectativas em relação ao envolvimento dos estudantes. “Os trabalhos foram avaliados por uma comissão de servidores e os comentários deles eram sobre como os alunos tinham domínio sobre o assunto”, explica o docente.

Além dos projetos Cinemat, Economatemática e Os números, os estudantes exibiram quadros de pintura que traziam esquadramento geométrico- proposta da professora Márcia Dall'Agnol, e jogos didáticos produzidos a partir do reaproveitamento e reutilização de materiais, ideia da professora Mellis Rippel.