Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exames periódicos serão realizados com servidores do IFTO

Notícias

Exames periódicos serão realizados com servidores do IFTO

Qualidade de Vida

Ação começará pelos campi Araguatins, Araguaína e Colinas
por Mayana Matos publicado: 24/10/2017 10h00 última modificação: 24/10/2017 14h26

A Diretoria de Gestão de Pessoas, do Instituto Federal do Tocantins (DGP/IFTO), através da  Coordenação de Benefícios e Qualidade de Vida, informa sobre a realização de exames médicos periódicos para servidores com vínculo efetivo da Administração Pública Federal, conforme disposto no Decreto nº 6.856/2009 e Portaria Normativa n° 4/2009.

A realização será feita por unidade, inicialmente pelos campi Araguatins, Araguaína e Colinas, e posteriormente os demais campi e Reitoria. Para participar dos periódicos, os servidores deverão acessar o Sistema de Gestão de Acesso (Sigac), através do site disponível aqui É importante ressaltar que o servidor não é obrigado a fazer os exames, mas a sua recusa deve ser registrada em termo. 

Serão realizados os seguintes exames laboratoriais: hemograma completo, glicemia, urina tipo I (elementos anormais e sedimentoscopia - EAS), creatinina, colesterol total e triglicérides, AST (Transaminase Glutâmica Oxalacética - TGO), ALT (Transaminase Glutâmica Pirúvica - TGP) e citologia oncótica (papanicolau) para mulheres. Os servidores com mais 45 anos de idade poderão fazer exame oftalmológico, e os servidores com mais de 50 anos farão pesquisa de sangue oculto nas fezes (método imunocromatográfico); além de mamografia, para mulheres e PSA para homens.  

Cronograma

Campus Araguatins: As coletas de sangue e urina/fezes serão realizadas no período de 25 a 27 de outubro; exames de citologia oncótica no laboratório Quality até 6 de novembro; exame de oftalmologia, também no laboratório Quality, entre os dias 25 a 27 de outubro e o exame de mamografia será realizado na cidade de Imperatriz, na clínica Unirad, no dia 25 de outubro, das 14h às 18h. 

Campus Araguaína: As coletas de sangue e urina/fezes serão realizadas no campus nos dias 7 e 8 de novembro; exame de oftalmologia será na Clínica Especializada no Trabalho (CET), localizada na Avenida Paranaíba, 1433, Centro Araguaína, nos dias 7 e 8 de novembro; exame de mamografia será realizado no Instituto de Saúde e Cidadania, no dia 8 de novembro, a partir das 14h; exame preventivo papanicolau será realizado na Clínica Especializada no Trabalho (CET), até o dia 17 de novembro. 

Campus Colinas: As coletas de sangue e urina/ fezes serão realizadas no campus nos dias 9 e 10 de novembro e o exame preventivo papanicolau será realizado no laboratório Labvida a partir até o dia 17 de novembro.  

Campus Colinas do Tocantins: O exame preventivo papanicolau será realizado no Laboratório Labvida até 17 de novembro. 

Preservação da Saúde 

De acordo com a normativa "os exames médicos periódicos fazem parte de uma das estratégias previstas pela Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público, e tem como objetivo a preservação da saúde dos servidores em função dos riscos existentes no ambiente de trabalho e de doenças ocupacionais, e sua realização permitirá a consolidação de informações que contribuirão para a formação do perfil epidemiológico dos servidores federais, e, ainda, subsidiar futuras ações de prevenção a serem implementadas por meio de ações de promoção da saúde do servidor público federal". 

Conforme base legal dos periódicos, a realização dos exames segue o seguinte intervalo: bienal, para os servidores com idade entre dezoito e quarenta e cinco anos; anual, para os servidores com idade acima de quarenta e cinco anos. Sendo assim, estão dispensados da convocação para os periódicos os servidores que ingressaram no IFTO após outubro de 2016, e servidores com idade entre 35 a 45 anos que concluíram os periódicos na oferta do ano passado. De acordo com esse perfil, os servidores já foram convocados. 

Acompanhamento 

O acompanhamento e supervisão desse trabalho estão sob a responsabilidade das Coordenações de Gestão de Pessoas de cada unidade, e a execução será realizada pela empresa Fernandes & Chaves LTDA - ME, encarregada da realização dos exames laboratoriais, mediante sua rede de prestadores de serviços. Para uma melhor acomodação aos servidores, os exames periódicos serão realizados nos espaços físicos dos campi, exceto exames mais específicos que serão feitos em laboratórios e ou clínicas credenciadas.

Para mais informações, o servidor deverá procurar a Coordenação de Gestão de Pessoas de sua unidade.