Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento promove palestras, minicursos, oficinas e mostra de experimentos

Notícias

Evento promove palestras, minicursos, oficinas e mostra de experimentos

Semana da Física

Visitantes poderão “enxergar o som” através do fogo e conhecer máquina de raios
por Eliane Vieira publicado: 22/05/2018 11h52 última modificação: 22/05/2018 12h20

O Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), abriu na noite desta segunda-feira, 21, a III edição da Semana da Física, com o tema César Lattes e o Méson Pi – 70 anos. O evento segue até dia 25 de maio e é aberto a toda comunidade.

Segundo o diretor geral do Campus Palmas, professor Wendell Costa, o evento é uma oportunidade de aproximar o conhecimento produzido na unidade da comunidade. “Por meio deste evento promovemos uma maior interação, tanto entre nossos estudantes quanto com a comunidade em geral”. Para o diretor o evento vai ao encontro da essência dos Institutos Federais, que têm a missão não apenas de produzir conhecimento, mas de aplicá-lo para gerar melhorias na sociedade. “Além disso, levamos até a comunidade o conhecimento que é produzido aqui no Campus Palmas, através dos minicursos, oficinas e palestras, das quais irão participar diversos professores da rede municipal e estadual. Assim, queremos contribuir para uma formação mais ampla e atualizada desses educadores”, destacou.

Para o coordenador do curso de Licenciatura em Física do Campus Palmas, Humberto José Gama, o evento socializa o ensino da Física. “Iremos receber escolas municipais e estaduais, além disso instituições de outros estados também virão à nossa unidade conhecer o que está sendo produzido pelos nossos estudantes no curso de Licenciatura em Física. Então é uma oportunidade de socializar o ensino da Física e também o que está sendo discutido na área”.

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor Dr. Norton Gomes de Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com título "A César o que é de Lattes". Durante a palestra o professor falou sobre a trajetória de César Lattes e o fato de o físico não ter ganho o Nobel de Física. 

Programação

Na programação do evento estão palestras, minicursos, oficinas e Mostra de Experimentos. Durante o evento serão abordados temas como Ensino de Ciências e Matemática, utilização de TICs no processo de ensino aprendizagem, participação do Tocantins nas Olimpíadas Brasileiras de Física, além de outros. Os minicursos serão voltados à formação inicial e continuada de professores da rede pública municipal e estadual.

No período de 22 a 24 de maio, das 14h às 18h, será realizada a III Mostra de Experimentos de Física com a exposição de experimentos produzidos pelos estudantes do curso de Licenciatura de Física do Campus Palmas, oficinas e atividades voltadas para alunos das redes pública e privada da cidade de Palmas e entorno. Entre os vários experimentos que os visitantes poderão conhecer na Mostra estão a Bobina de Tesla, um transformador ressonante capaz de criar raios. Outro experimento que será mostrado é o tubo de Ruben, por meio do qual é possível "enxergar o som" através do fogo.

Semana da Física

A Semana da Física é aberta a toda comunidade e tem o objetivo de divulgar conhecimento científico, contribuir com a formação inicial e continuada de professores, além de promover a interação entre os estudantes e professores do IFTO e de demais instituições, bem como entusiastas da Física e ciências em geral. O evento é organizado e promovido pelos e estudantes e professores do curso de Licenciatura em Física do Campus Palmas do IFTO.

Confira a programação e participe!

Veja mais fotos do evento na Fanpage do Campus Palmas: www.facebook.com/IFTOPalmas

(Colaborou com imagens a comissao organizadora do evento)