Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes recebem apoio para viagem ao Japão durante lançamento do ID Jovem

Notícias

Estudantes recebem apoio para viagem ao Japão durante lançamento do ID Jovem

Robocup

Programa visa garantir que jovens tenham acesso a benefícios como meia-entrada e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual
por Thâmara Filgueiras publicado: 12/07/2017 15h01 última modificação: 12/07/2017 15h01
Exibir carrossel de imagens Equipe que representará o IFTO em evento no Japão é apresentado pelo superintendente da Juventude aos participantes do lançamento do ID Jovem

Equipe que representará o IFTO em evento no Japão é apresentado pelo superintendente da Juventude aos participantes do lançamento do ID Jovem

Durante o lançamento do programa nacional Identidade Jovem (ID Jovem), ocorrido na última sexta-feira, 7, o grupo de estudantes do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que representará o Tocantins na Robocup 2017, que acontece no Japão, recebeu apoio financeiro de gestores públicos que participavam do evento.

Os estudantes foram acompanhados pelo diretor de Assuntos Estudantis do IFTO, Higor Lira, que representou a instituição no evento, e apresentados ao público pelo superintendente estadual da Juventude, Ricardo Ribeirinha. Higor afirmou, ainda, que se reuniu com o secretário nacional da Juventude, Assis Filho, que também participou do lançamento do programa, a fim de solicitar apoio da Secretaria Nacional da Juventude para o grupo de estudantes durante os dias em que estiverem em Brasília para a solicitação do visto para o Japão.

De acordo com o diretor de Assuntos Estudantis, o grupo ainda precisa de contribuições para conseguir o valor integral para a realização da viagem. Os interessados podem contribuir por meio do site https://www.vakinha.com.br.

ID Jovem

O programa é uma ação da Secretaria Nacional de Juventude em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), e tem como objetivo garantir que jovens entre 15 e 29 anos tenham acesso a benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e vagas gratuitas ou com desconto no transporte coletivo interestadual.

O programa se destina aos jovens pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses. Para ter direito aos benefícios, é necessário apresentar a Identidade Jovem nos estabelecimentos, um cartão virtual que poderá ser impresso pela página do programa na internet ou exibido na tela do smartphone. O benefício vale também para não estudantes.

A intenção do ID Jovem é promover a inclusão social, a ampliação dos direitos dos jovens brasileiros e a validação do Estatuto da Juventude, lei que dispõe sobre os direitos e políticas públicas voltadas à juventude. No Tocantins, grande parte dos 92 mil alunos da rede estadual de ensino, com idades entre 15 e 29 anos, será beneficiada pela iniciativa.