Notícias
Estudantes participam de colheita de milho em plantio da unidade
Agricultura
Os estudantes do curso técnico em Agricultura, do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Insituto Federal do Tocantins (IFTO), estão encerrando o ano letivo de 2017 com “milhões”. Isso porque estão colhendo milhos verdes em uma das glebas de plantio da unidade, resultado de atividades de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão que acontecem concomitantemente no espaço.
Segundo o professor Rodrigo José, coordenador dos projetos, são atividades paralelas que garantem a formação integral dos futuros técnicos em agricultura. Enquanto estudam conteúdos do curso, realizam pesquisa sobre as produções locais e promovem a extensão na interação com a comunidade local que participam das atividades. “Eles acompanharam desde a preparação do solo, a seleção e plantação das sementes, os cuidados de irrigação e controle de pragas; estão na colheita do milho ainda verde e vão continuar os estudos e observações pois o ciclo do cereal ainda não foi encerrado neste espaço de tempo” explicou o professor.
A coordenadora dos cursos da área de agricultura, Carla Elisa, cita que a unidade possui diversos espaços de aulas práticas que são aproveitados com competência pelos profissionais e estudantes. “Além dos espaços externos, contamos com um equipado laboratório que promovem momentos de reflexão e aprimoram os conteúdos estudados. Acreditamos que estudantes, professores e técnicos sempre aprendem nesta relação entre a teoria e a prática” reforçou.
O diretor da unidade, professor Dêmis Carlos, parabeniza a equipe do campus e acredita que Formoso do Araguaia ainda colherá muitos frutos do trabalho que o IFTO realiza na unidade. “Além de especialistas, mestres e doutores comprometidos e preocupados com uma formação técnica de qualidade, temos estudantes que aproveitam o tempo que estão no IFTO para ampliarem suas qualidades de agentes transformadores da realidade. É um encerramento que vale milhões”, disse.