Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes expõem experimentos de Física

Notícias

Estudantes expõem experimentos de Física

Física na prática

Trabalhos dos estudantes de 2º e 3º anos apresentam conceitos de Física
por Greiciane Souza publicado: 27/11/2019 16h44 última modificação: 28/11/2019 08h43
Exibir carrossel de imagens Atento, público ouve as explicações

Atento, público ouve as explicações

Na manhã desta quarta, 27, estudantes das turmas do 2º e 3º anos de Administração, integrado ao Ensino Médio, do campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) saíram da sala de aula para mostrar o resultado do aprendizado durante as aulas de Física.

Na tentativa de tornar mais entendíveis e aplicar na prática conceitos físicos como hidrostática, magnetismo, leis de Newton, energia elétrica, energia mecânica, dentre outros, os estudantes usaram a criatividade. Com recursos como vibração sonora, tecnologia 3D e holograma, os conceitos foram ilustrados em experimentos.

“No caso do 2º ano, os trabalhos abordam o que estamos estudando no 4º bimestre. Já no 3º ano, eles tiveram a possibilidade de usar qualquer conteúdo que foi estudado nos três anos de curso, tendo como sugestão que fosse um experimento inédito”, explica o professor Paulo Costa, responsável pela exposição. O docente acrescenta que a mostra é culminância do projeto de extensão “Experimentação em Física: aproximando comunidade do conhecimento científico”, classificado em 2º lugar na Mostra de trabalhos exitosos no Integra, evento que fez parte do Identidade IFTO.

Para a estudante do 3º ano, Ester Araújo a ideia da exposição é válida, já que “o ensino contextualizado faz com que o estudante aprenda mais”, principalmente pela temática do reúso de água trazida pela maioria dos trabalhos apresentados. Com as colegas de equipe Bianca Neres, Liriel Vitória e Tyessa, Ester expôs um experimento sobre reutilização da água usada na máquina de lavar roupas na descarga sanitária e na limpeza da casa. “Como sabemos, a escassez hídrica é um problema que está aumentando gradualmente no nosso país e um dos eletrodomésticos que mais desperdiçam água é a máquina de lavar, então a gente procurou uma alternativa que minimizasse esse problema do desperdício”, explica a estudante.

Para conferir mais fotos da exposição, acesse a página oficial do IFTO no Facebook.