Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO vencem competições na Campus Party

Notícias

Estudantes do IFTO vencem competições na Campus Party

Campus Araguaína

Estudantes e professores participaram do evento em Brasília
por Mayana Matos publicado: 03/07/2018 10h00 última modificação: 05/07/2018 13h54

Estudantes do Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), participaram entre os dias 27 de junho e 1º de julho, da Campus Party, realizada no estádio Mané Garrincha, em Brasília - DF. O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em uma programação que trata de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital. 

Participaram do evento estudantes do cursos superiores Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial, bem como do curso integrado Técnico em Informática e Proeja. O professor Alexandre Vilas Boas liderou a caravana, acompanhado dos demais professores Adson Pereira, Virgínia Venega e Vitor Vilas Boas. Outros dois professores participaram representando o Campus Avançado Formoso do Araguaia. 

A equipe participante venceu três competições. Na categoria avançada, os alunos e professores apresentaram a proposta de uma impressora em braile, utilizando materiais recicláveis, e alcançaram a terceira  colocação na modalidade "Traga seu robô". Na categoria para iniciantes, ficaram em primeiro lugar. Também no torneio de jogos online, a equipe chegou à segunda posição na colocação geral. 

Segundo o professor Alexandre, que liderou a caravana, a participação possibilitou que os alunos ampliassem visões e aplicações tecnológicas. "Fiquei feliz que o projeto proposto tenha se destacado, principalmente porque é uma área muito debatida e discutida aqui campus. O projeto atende uma demanda social, ecológica e ainda aplicou tecnologia. Todos os alunos sentiram-se felizes e disseram que o evento superou suas expectativas", ressaltou. 

O professor Alexandre agradeceu ainda a confiança dos pais, visto que muitos dos estudantes são menores. Alexandre estendeu o convite aos demais campi para que se mobilizem, no sentido de formar caravanas, para mais participações na próxima edição do evento, que acontecerá em São Paulo. O IFTO auxiliou no custeio de diárias e transporte. 

O evento

Nesta edição, a Campus Party contou com 9 mil campuseiros, 300 horas de conteúdo e 384 palestrantes. Participaram do evento representantes de 12 países, 819 comunidades e 560 universidades. O encontro tem a missão de "ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo". 

(Com informações da organização do evento)