Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO são premiados na Febrace 2020

Notícias

Estudantes do IFTO são premiados na Febrace 2020

Iniciação científica

Equipe desenvolveu um sensor que auxilia deficientes visuais na seleção e compra de frutas de boa qualidade
publicado: 07/04/2020 16h12 última modificação: 07/04/2020 16h20
Exibir carrossel de imagens Estudantes autores do projeto

Estudantes autores do projeto

Em meio a tantas notícias apreensivas, uma notícia alegre e que enche de orgulho toda a comunidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), isso porque uma equipe de estudantes foi premiada na 18ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) com o projeto sensor de identificação dos estágios de coloração de frutas e suas variações para deficientes visuais.

Projeto

Desenvolvido pelos estudantes João Witor Bilio Flores e Caio Eduardo de Morais Lacerda e orientado pelos professores Jonierson de Araújo da Cruz e Vagner Alves dos Santos, da unidade de Araguaína, o sensor auxilia deficientes visuais na seleção e compra de frutas de boa qualidade em estabelecimentos comerciais. O aparelho desenvolvido pelos estudantes  identifica e comunica ao usuário a coloração do epicarpo (casca) das frutas, possibilitando saber a sua fase de maturação.

João Witor Bilio Flores, um dos autores do projeto, diz que ficou muito satisfeito com a premiação e explica que “o próximo passo é aperfeiçoar o sistema utilizando um algoritmo de inteligência artificial de modo que seja possível identificar o tipo de fruta e em seguida a sua respectiva coloração.”

Premiação

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo - USP, uma grande mostra de projetos. Esse ano, em virtude da pandemia da covid-19, a mostra de projetos foi realizada de forma virtual, dos dias 23 de março a 03 de abril.

A equipe do IFTO recebeu as seguintes premiações: "Prêmio STEAM & English": contemplados com uma semana de formação na USP com todas as despesas pagas; "Prêmio Destaque Unidades da Federação – Melhor projeto do Tocantins”: contemplados com certificado de menção honrosa.

 (Com informações da Febrace)