Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO de Gurupi são recebidos pelo TCE de Portas Abertas

Notícias

Estudantes do IFTO de Gurupi são recebidos pelo TCE de Portas Abertas

Atividade prática

Última edição do programa em 2019 contou com palestras e visitas aos setores da Corte
por publicado: 05/12/2019 13h00 última modificação: 05/12/2019 13h57

Os acadêmicos de Gestão Pública do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Gurupi participaram da última edição do programa TCE de Portas Abertas de 2019. A visita, que ocorreu na tarde desta terça-feira, 3, iniciou com algumas palestras. Na ocasião, o auditor de controle externo, Antônio de Pádua, contou um pouco sobre a história da biblioteca Conselheiro José Ribamar Meneses, como ela funciona, horário, dentre outras informações.

Em seguida, a assistente de Ouvidoria, Heloísa Lemos, apresentou os principais canais de comunicação do TCE com o cidadão, os tipos de manifestações que podem ser feitas por meio da Ouvidoria e a importância dela para o exercício do controle social. No encerramento das palestras, o servidor da assessoria de comunicação, Giordano Bruno, apresentou as redes sociais da Corte e convidou os alunos a seguirem e interagirem nas plataformas digitais.

Durante a passagem pela assessoria da presidência, os estudantes tiveram um bate-papo com o assessor jurídico, Yuri Jurubeba, que explicou detalhadamente as funções, atribuições e composição da Corte. No final da conversa o servidor agradeceu a presença dos alunos.
“É a minha primeira visita ao TCE e está sendo maravilhoso conhecer cada passo e como tudo funciona. Para nós, futuros gestores públicos, essa visita é interessante porque agrega conhecimentos e mostra para a gente o que tem por trás da função do gestor público”, avaliou o acadêmico Fernando de Sousa Freitas.


Depois, os alunos foram direcionados ao auditório do Pleno, onde tiveram a oportunidade de assistir o julgamento dos processos na sessão da Segunda Câmara. “É um prazer tê-los aqui, sejam bem-vindos e aproveitem ao máximo essa visita”, disse o conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, enquanto presidia a sessão. A visita ao Memorial encerrou a programação. No espaço, os alunos conheceram toda a história de criação da Corte, que foi explanada pela servidora Márcia Barbosa.


De acordo com o professor José Wellington Abreu Pereira, “essa visita é muito importante, especialmente para os alunos, porque é oportunizado a eles vivenciar na prática o conteúdo que é passado na sala de aula, assim eles conseguem visualizar melhor, conhecer a estrutura e poder tirar as dúvidas com os profissionais que estão atuando no órgão”.

Além da visita aí Tribunal de Contas do Tocantins (TCE), foram visitados também a Controladoria Geral do Estado do Tocantins (CGE) e os programa de Pós graduação em Gestão de Políticas Públicas e o de Desenvolvimento Regional na UFT, Campus Palmas. 

(Da Assessoria do TCE/TO)