Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO conquistam vagas para fase final de duas olimpíadas nacionais

Notícias

Estudantes do IFTO conquistam vagas para fase final de duas olimpíadas nacionais

Conquista

As competições são na área de Ciência e Informática
por Kelinne Guimarães publicado: 10/09/2019 08h11 última modificação: 10/09/2019 08h29
Exibir carrossel de imagens Estudantes classificados na ONC e OBI

Estudantes classificados na ONC e OBI

 O mês de setembro chegou com boas notícias para a unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), estudantes dos cursos técnicos  em Agropecuária e Redes de Computadores integrados ao ensino médio conquistaram vagas na etapa nacional da Olimpíada Nacional de Ciência (ONC) e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Na ONC foram classificados os estudantes do curso Técnico em Agropecuária: CAIQUE Ferreira da Silva (1º ano), Mateus Lima Pimentel da Silva (1º ano), Ricardo Lopes de Alencar Filho (2º ano), Fernando Alves da Silva (3º ano), Fernando Duarte Oliveira (3º ano), Vinicios de Brito Diniz (3º ano) e Wemerson Ferreia Macedo (3º ano). A competição tem como coordenadora local a professora do IFTO, Maria Josinete Araújo, e sua segunda fase ocorrerá dia 21 de setembro, em local a definir. A premiação dos alunos compreenderá dois níveis: nacional e por estado. O resultado final está previsto para o dia 28 de novembro.

 “A Olimpíada Nacional de Ciências integra o Programa Ciência na Escola e  a cada edição cresce o número de alunos inscritos, neste ano foram mais de 200.000 alunos, e aqui no IFTO- Campus Araguatins 257 alunos participaram da Fase I, desses 7 foram classificados para fase II, o que nos deixa otimistas para o aprimoramento contínuo, sempre em busca de melhores resultados”, declarou a professora Maria Josinete.

 Já na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) o estudante do curso Técnico em Redes de Computadores, Pedro Henrique Vitorino Grachet foi o classificado, da unidade Araguatins, para etapa nacional na categoria Programação Inicial II. Essa etapa da OBI ocorrerá dia 21 de setembro em Palmas ou Araguaína. Os participantes com melhor classificação nessa fase poderão participar Semana Olímpica da OBI, que será realizada no Instituto de Computação da Unicamp-SP. Durante a Semana Olímpica acontecerá os Cursos de Programação da OBI e a Seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática.

 ONC

 A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Associação Brasileira de Química (ABQ) e Instituto Butantã, responsáveis por sua execução, que tem como um de seus objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais.

OBI

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos: estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral, promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental, proporcionar novos desafios aos estudantes e Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.