Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFTO comemoram notas acima de 900 pontos na redação do Enem

Notícias

Estudantes do IFTO comemoram notas acima de 900 pontos na redação do Enem

Parabéns!

A nota máxima no exame é de mil pontos
por publicado: 06/02/2019 14h00 última modificação: 05/04/2019 11h05

Por Lúcia Gomes, Kelinne Guimarães e Mayana Matos

Estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) se destacaram com notas máximas na redação no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As experiências exitosas são celebradas nas unidades de Paraíso do Tocantins, Araguatins e Colinas do Tocantins. Os estudantes alcançaram notas acima de 900 pontos na redação aplicada no exame. 

Gabriela Almeida de Moraes, do 3º ano de Meio Ambiente, da unidade de Paraíso do Tocantins, disse que  ficou muito feliz quando soube que tinha conseguido a nota 960 na redação Enem. Segundo ela, o gosto pela leitura foi um dos fatores que a ajudou a quase alcançar a nota máxima no exame que é 1000. Além disso, ela revelou que as atividades que aconteceram na unidade para reforçar conteúdos importantes na prova serviram para ajudar na argumentação do seu texto. 

Já o estudante João Gabriel Chaves Bequiman, nota 920 na redação, também do 3º ano de Meio Ambiente, lembrou que começou a se preparar para redação sozinho em casa, mas que as coisas ficaram mais claras quando começou a treinar redações sob a orientação da professora de Linguagens Paula Jucá. "E estudava, mas não tinha o costume de treinar especificamente a redação, com o preparatório que a gente fez, deu para escrever algumas sobre diferentes temas e me senti mais seguro no dia da prova", lembrou.

Tancredo da Costa Rodrigues, nota 900, do 3º ano de Informática, ressaltou que mais feliz que ele, ficou sua mãe, Eunice da Costa Rodrigues. "Quando ela ficou sabendo, fez questão de mandar no grupo da família". O estudante revelou que continuará no IFTO, já que sua nota geral foi aceita para o curso de Engenharia Elétrica na unidade de Palmas.

O estudante do 3º Agroindústria, Eduardo Fernandes Monteiro, nota 900, disse que gostou tanto do tema da redação que achou que seria fácil para todo mundo. "Eu estava me sentindo tão seguro que pensei que a maioria das pessoas tirariam uma nota alta", brincou. Ele disse que durante a preparação o mais importante foi ter adquirido vocabulário que fizeram a diferença na construção do texto.

Araguatins

Helizane Raquel Pereira dos Santos, do curso Técnico em Agropecuária, da unidade de Araguatins, foi aprovada no vestibular para o curso de Direiro na Unitins e Nutrição na UFMS. Helizane fez Enem como teste desde o 1º ano do ensino médio e, após a divulgação das notas, sempre analisava os pontos que precisavam melhorar, conforme as cinco competências avaliadas pela banca corretora do exame. A partir daí treinava redações sobre vários temas em casa. Ela conta que as notas na redação foram aumentando a cada ano, chegando a 940 na prova de redação realizada em 2018. 

Colinas do Tocantins

Suellen Christina Brandão Vieira terminou, no ano passado, o curso técnico integrado ao ensino médio em Agropecuária na unidade de Colinas. A estudante comemorou seus 920 pontos na redação e foi aprovada no curso superior de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O estudante Higor Alves, do curso técnico em Agropecuária, também do Campus Colinas do Tocantins consegui alcançar 940 pontos na redação do Enem 2018. "Estou muito honrado. Queria agradecer-vos pela dedicação e qualidade de ensino que vocês, da rede federal, nos oportuniza. Essa nota é exemplo que a rede federal do estado do Tocantins é de qualidade. Parabéns!", enfatizou. 

Outras unidades

Você estudante, que teve bom desempenho no último Enem, envie o relato da sua experiência para o e-mail jornalismo.reitoria@ifto.edu.br ou procure o setor de Comunicação da sua unidade. Se você não alcançou uma boa nota, não desista e continue tentando. O IFTO tem orgulho de todos vocês!