Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do ensino médio podem se inscrever na Olimpíada Tocantinense de Química

Notícias

Estudantes do ensino médio podem se inscrever na Olimpíada Tocantinense de Química

Disputa de conhecimento

Período de inscrição é de 10 a 21 de março; unidade Porto Nacional já está inscrita como instituição participante
por publicado: 09/03/2021 20h51 última modificação: 09/03/2021 20h51

Com informações do página oficial da Olimpíada Tocantinense de Química

Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes na Olimpíada Tocantinense de Química (OTQ) e despertar o interesse nessa área do conhecimento, a unidade Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizou inscrição como instituição de ensino participante da competição. Com isso, estudantes de todas as séries do ensino médio interessados em testar seus conhecimentos em Química podem se inscrever na OTQ a partir desta quarta-feira (10) até o dia 21 de março.

A inscrição, que é gratuita, deve ser feita pelo endereço https://to.inscricoes.obquimica.org/?e. Para se inscrever, o estudante deve informar o número de matrícula, endereço de e-mail e a instituição em que estuda- no caso, IFTO- Porto Nacional.

A disputa será feita em duas modalidades: estudantes das turmas de 1º e 2º ano serão reunidos na modalidade A, enquanto estudantes do 3º ano pertencerão à modalidade B. A prova para os dois grupos será realizada on-line no dia 28 de março, das 10h ao meio-dia. O resultado  final será divulgado a partir de 16 de abril, no endereço http://tocantins.obquimica.org. Estudantes com as melhores colocações na OTQ poderão representar o estado do Tocantins na Olimpíada Norte/Nordeste de Química e na Olimpíada Brasileira de Química.

A importância da participação dos estudantes em competições como a OTQ vai além de testar conhecimento, como defende o professor de Química da unidade Porto Nacional, Argemiro Pedrosa: “Numa olimpíada como essa, o aluno pode verificar problemas que ele vê na sala de aula e pode ser um ótimo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que ele precisa responder às questões em um limite tempo, com pressão. Então, ele já pode treinar na olimpíada”.

Saiba mais sobre a Olimpíada Tocantinense de Química

A Olimpíada Tocantinense de Química (OTQ) é um evento integrante do Programa Olimpíadas Nacionais de Química, realizada pelo Colegiado de Química do Campus de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins, como uma ação extensionista.

A OTQ destina-se a estudantes do ensino médio de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Estado do Tocantins.