Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Palmas vencem Prêmio Escritas Sociais promovido pela UFT

Estudantes do Campus Palmas vencem Prêmio Escritas Sociais promovido pela UFT

Gênero, poder e sociedade em tema
por Eliane Vieira publicado: 04/02/2019 11h56 última modificação: 04/02/2019 12h01

Três estudantes do Ensino Profissionalizante integrado ao Ensino Médio do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foram os grandes vencedores da categoria Ensino Médio da edição 2018 do Prêmio Escritas Sociais, promovido pelo curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional.

Os estudantes Lorenzo dos Santos Konageski, Jefferson Soares de Sousa e Isabella Almeida Cardoso conquistaram o 1º, 2º e 3º lugar respectivamente do prêmio, que busca dar visibilidade às questões latentes na sociedade atual por meio da escrita. Em 2018 o tema proposto foi “Gênero, poder e sociedade”, tendo como homenageada a socióloga Heleieth Iara Bongiovani Saffioti.

Para o estudante Lorenzo, que cursa o 1º ano do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio, conquistar o primeiro lugar no prêmio tem um significado muito importante. “Eu gosto muito de escrever e principalmente sobre os temas relevantes para nossa sociedade. Ganhar este prêmio tem um significado muito importante para mim, pois além contribuir com o meu crescimento como estudante, meu pensamento crítico, tem uma importância social. É uma vitória para quem acredita e defende a igualdade de gêneros”, destacou o estudante que em seu texto com título “A violência como expressão máxima da desigualdade” abordou o combate à violência contra mulher no Brasil. O estudante destaca ainda a  importância do professor de Sociologia do Campus Palmas, Wildes Andrade, que orientou na produção do texto. “A ajuda do professor de sociologia foi muito importante, pois deu mais credibilidade para o meu texto”, lembrou ele.

O segundo e terceiro lugar ficaram respectivamente com os estudantes do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio, Jefferson Soares de Sousa e Isabella Almeida Cardoso. A produção textual de Jefferson teve como título “Sonhos e prisões: a realidade das mulheres brasileiras”; e a de Isabella “As mulheres sob o olhar do patriarcado”.

A premiação dos estudantes está prevista para ocorrer no mês de março em Porto Nacional. Os vencedores também receberão premiação em dinheiro, sendo 1º lugar – R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais); 2º lugar – R$ 150,00 (cento e cinquenta reais); 3º lugar – R$ 100, 00 (cem reais).