Notícias
Estudantes do Campus Palmas são campeões da Huawei ICT Competition 2022
Competição nacional
Os estudantes do Campus Palmas, do IFTO, foram destaque mais uma vez em uma competição promovida pela empresa Huawei, a Huawei ICT Competition. A competição é realizada anualmente entre as 260 instituições brasileiras de ensino superior que fazem parte do projeto Academia Huawei e o objetivo é fomentar o ensino e a prática da tecnologia. Os estudantes Jacylléa Oliveira (9º período de Engenharia Elétrica), Walter Santana e Luís Henrique Sales (2º período do curso FIC em Operador de Infraestrutura de Provedor de Internet) são campeões nacionais e conquistaram o prêmio de R$18 mil e a vaga para disputarem a final latino-americana, que acontece em março deste ano no México.
O professor de Informática da unidade Palmas e orientador da equipe, Claudio Monteiro, ressalta a importância desse evento para a carreira profissional dos estudantes. “Eu entrei no projeto da Huawei porque eu acredito firmemente que é uma coisa importante para os nossos estudantes, é um networking gigante. Eles tiveram a oportunidade de ouvir relatos de estudantes que participaram de outras competições e ganharam a etapa mundial e foram contratados pela Huawei Nacional e Internacional. É uma forma de incentivarmos os nossos alunos a estudar e produzir tecnologia, além da importância deles buscarem mostrar o seu diferencial em determinadas situações”, conta o orientador.
Para o estudante Luís Henrique Sales, a preparação para a competição fez toda diferença. "Tivemos uma intensa preparação com o professor Cláudio antes de embarcar para essa competição. Foi uma experiência muito marcante para todos nós, além de agregar no nosso currículo também tivemos a oportunidade conhecer pessoas de diversas regiões", enfatiza Luís. O estudante Walter Santana também celebra a conquista e a experiência obtidas. "Foi a melhor experiência possível e ganhar nos deixou muito felizes, pois nos dedicamos muito para essa competição. Estudamos todos os dias, três, quatro horas por dia, fizemos laboratório também e reuniões com o professor Claudio. Foi uma preparação bem grande e deu certo. Esse resultado com certeza é importante para nosso crescimento pessoal e profissional", frisa o estudante.
Mulheres na tecnologia
Já a estudante Jacylléa Oliveira, que foi única participante mulher dentre as equipes campeãs da competição, destaca a importância dessa presença feminina na tecnologia. "Percebi que na competição tinha poucas mulheres nas equipes. Acho que o fato de eu ser uma mulher entre as equipes ganhadoras pode mostrar que essa é uma área em que cada vez mais mulheres podem se inserir”, avalia a estudante que ressalta ainda a importância do trabalho em equipe: “Todos já tínhamos uma base, que foi adquirida principalmente pelo curso que estamos realizando pelo IFTO. O trabalho em equipe foi muito importante, pois permitiu que cada um pudesse se especializar em uma área da nossa trilha. Isso fez toda a diferença."
Huawei ICT Competition
A Huawei ICT Competition aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo, e reuniu professores e estudantes de 13 equipes e 12 instituições finalistas. Foram três dias intensos de atividades, com provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei, localizado na cidade de Sorocaba. A premiação dos vencedores ocorreu no dia 28 de dezembro e estiveram presentes representantes de empresas de tecnologia, líderes do setor público e de instituições de ensino superior de todo o Brasil.
Autor: Ana Luísa Duarte (estagiária sob supervisão do setor de Jornalismo do IF/Palmas)
Com informações: https://inforchannel.com.br/