Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Gurupi vencem campeonato e visitam Estação de Tratamento em São Paulo​

Premiação

A proposta premiada propôs reutilizar resíduos na própria produção da propriedade​
por Luícia Ferreira publicado: 28/11/2019 14h58 última modificação: 28/11/2019 15h00

As estudantes Maria Fernanda Izídio, Samira Castro e Júlia Beatriz Lopes, do 3º ano do Ensino Médio Integrado em Agronegócio do Campus Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), venceram em 3º lugar, o Desafio de Ideias Ideathon. O desafio era buscar alternativas para melhorar as condições de saneamento básico do assentamento Vale Verde de Gurupi e foi realizado na 5ª Semana Integrada de Tecnologia do município, em outubro.

A proposta premiada das estudantes do IFTO propôs reutilizar resíduos na própria produção da propriedade, fazendo com que o produtor obtenha uma maior lucratividade, e ainda integrar o assentamento no sistema de coleta de lixo da cidade, evitando assim a poluição ambiental.

Como premiação oferecida pelo SEBRAE e pela BRK Ambiental, e apoio do IFTO, elas conheceram na última segunda-feira, 18, a Estação de Tratamento da BRK Ambiental, em Rio Claro (SP), na qual é utilizada a tecnologia Holandesa: Nereda, que trata a água dispensando o uso de produtos químicos.

“A experiência no laboratório de inovações da BRK em Rio Claro foi incrível, nos rendeu uma gama de conhecimentos sobre o novo método de tratamento da água, o qual não faz uso de produtos químicos, dando a oportunidade de que a gente tenha uma nova visão, em que se pode realizar um tratamento dos rejeitos e ao mesmo tempo devolver a água remanescente aos curso d’água em perfeito estado. Possibilitando assim, que exista uma equilíbrio entre o ser humano e o ambiente”, afirma a estudante Maria Fernanda Izídio.

As estudantes viajaram acompanhadas pela técnica em Assuntos Educacionais da unidade, Mari Falleiro.