Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Avançado Lagoa da Confusão celebram o Dia da Árvore

Estudantes do Campus Avançado Lagoa da Confusão celebram o Dia da Árvore

Silvicultura

Aula prática proporcionou coleta de sementes para plantio de mudas
por Mayana Matos publicado: 02/10/2018 00h00 última modificação: 02/10/2018 09h41

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, os alunos do curso técnico em Agricultura do Campus Avançado Lagoa da Confusão, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizaram a coleta de sementes de espécies arbóreas nativas do bioma Cerrado.

A coleta foi realizada nos arredores da cidade, durante a aula prática da disciplina de Silvicultura, ministrada pela professora Ana Paula Chiaverini Pinto, com apoio do professor Rogério Lorençoni. Dentre as espécies coletadas, estão o Tamboril (Enterolobium contortisiliquum), Sucupira (Bowdichia nitida), Jatobá (Hymenaea stilbocarpa), Ipê-amarelo (Tabebuia ochracea), Aroeira (Myracrodruon urundeuva) e Angico (Anadenanthera colubrina).

"As sementes coletadas foram beneficiadas e plantadas para obtenção de mudas, que serão utilizadas no programa de reflorestamento de áreas degradadas dirigido pelo campus, com a participação dos alunos. Durante a aula foi enfatizada a importância das árvores e da cobertura vegetal para a preservação da biodiversidade e sustentabilidade", declarou a professora Ana Paula.

As sementes da espécie Tamboril podem ser utilizadas para diversos fins, como usos medicinais, produção de mel, celulose, carvão, construção civil e na arborização de cidades ou em paisagismo.