Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes apresentam projeto e despertam calouros para pesquisa

Notícias

Estudantes apresentam projeto e despertam calouros para pesquisa

Engenharia Elétrica

Grupo promove o projeto de pesquisa Classificação de Demandas por Afinidade
por Eliane Vieira publicado: 19/02/2018 11h04 última modificação: 19/02/2018 11h12
Momento de interação entre estudantes

Momento de interação entre estudantes

Os estudantes envolvidos no projeto de pesquisa "Classificação de Demandas por Afinidade" apresentaram aos calouros do curso de Engenharia Elétrica e Licenciatura em Matemática o trabalho que tem sido realizado pelo grupo no Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

No momento, que foi realizado em novembro do ano passado e teve o intuito de despertar os calouros para a pesquisa, o grupo expôs de forma sintetizada a teoria da probabilidade e estatística. Abordou-se também o contexto histórico e a síntese dos conteúdos aplicados no trabalho de pesquisa.O grupo propôs uma metodologia ativa, que permitiu aos alunos do primeiro período, que ainda não estudaram a disciplina estatística, compreenderem os princípios desta ciência e sua importância. Para ajudar na compreensão, a equipe utilizou um exemplo em forma de dinâmica. 

O grupo enfatizou ainda o assunto "Projeto de Pesquisa no IFTO", esclarecendo aos calouros, por meio de dicas e sugestões, os motivos para participar de uma pesquisa e como e quando os mesmos podem se inserir em um projeto. Participando do momento, a estudante Maria Isabella destacou que "o projeto de pesquisa permite aos estudantes aplicarem conteúdos de forma pratica, que muitas vezes é passado apenas de forma teórica em sala. Além de permitir aos alunos a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos através da busca de novas estratégias para alcançarem o objetivo do projeto".