Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes aliam teoria e prática, e debatem conceitos de economia no setor turístico

Notícias

Estudantes aliam teoria e prática, e debatem conceitos de economia no setor turístico

Turismo

A Mostra de Economia Criativa no Setor Turístico foi organizada por alunos como parte das atividades de duas disciplinas do curso
por Thâmara Filgueiras publicado: 24/02/2017 15h26 última modificação: 02/03/2017 14h55
Exibir carrossel de imagens Mostra proporciona debate sobre diferentes formas de economias no setor turístico

Mostra proporciona debate sobre diferentes formas de economias no setor turístico

Durante o evento Mostra de Economias Contemporâneas no Setor do Turismo, os estudantes do curso superior de tecnologia em Gestão do Turismo, ofertado pelo Campus Palmas, do IFTO, tiveram a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, além de proporcionarem uma oportunidade para debater diferentes formas de economia - economia da experiência, economia criativa e economia compartilhada - que são desenvolvidas por meio do turismo.

O evento aconteceu na noite desta quinta-feira, 23, no auditório central do Campus Palmas, e reuniu conteúdos das disciplinas de Fundamentos de Eventos e de Tópicos Avançados em Turismo, ministradas pelas professoras Geruza Erig e Jaimile Cunha, respectivamente. "Esses alunos estão discutindo conteúdos que trabalhamos em sala de aula e movimentando esses conteúdos em torno dessas temáticas", disse a professora Jaimile. Geruza acrescentou que, por meio do evento, os estudantes puderam colocar em prática técnicas de eventos, como logística, programação, entre outras características que devem ser observadas na organização e gestão de um evento. 

A abertura da solenidade contou com o que a professora Geruza citou como um exemplo de economia criativa: a apresentação da peça teatral "Macondo: uma cidade perdida no tempo", do grupo Teatro de Bronze, formado por estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Depois da apresentação, o ator, diretor teatral e gestor cultural Cícero Belém abordou, de forma mais sistemática, o conceito de economia cultural, trazendo como exemplos produtos típicos do Tocantins. “Eu acho fundamental que a gente consiga fazer o diálogo entre a economia e o turismo considerando os nossos elementos”, destacou Cícero, e ressaltou a importância disso no fato de, muitas vezes, os produtores culturais não se veem como parte desse contexto. 

Em sua fala, o palestrante buscou evidenciar as peculiaridades regionais que podem fortalecer a economia por meio do turismo. “O turista busca o que é diferente, e é importante pensar de forma sistemática a respeito dessa relação”, ressaltou Cícero, destacando a importância dos profissionais que se formarão em Gestão do Turismo. 

Confira mais fotos do evento.

Curta-metragem é lançado em evento

O evento também foi uma oportunidade para o lançamento do curta metragem "O intangível criativo de Taquaruçu e turismo: relações estabelecidas", resultado da pesquisa realizada pela professora Jaimile Cunha, que também dirigiu o curta-metragem, com produtores culturais do distrito de Taquaruçu. O curta reúne conceitos da economia criativa no turismo, e fez parte do  Programa de Apoio à Pesquisa em Arranjos Produtivos Locais (PAP/APL 2015/2016).

"Esse trabalho foi muito positivo porque nós entrevistamos várias pessoas que movimentam a economia criativa, movimentam a cultura de Taquaruçu, e que têm produtos muito peculiares", explicou Jaimile. O projeto contou com a colaboração do estudante-bolsista Erval Bemunhol e do diretor e produtor visual Caio Bretas. A diretora do curta informou que o vídeo, em breve, será disponibilizado no YouTube.