Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante surdo da unidade é aprovado em vestibular para curso de Letras/Libras

Notícias

Estudante surdo da unidade é aprovado em vestibular para curso de Letras/Libras

Educação bilíngue

Intérprete auxiliou o aluno durante formação no IFTO
por Mayana Matos publicado: 22/01/2018 00h00 última modificação: 22/01/2018 09h38

A comunidade do Campus Avançado Formoso do Araguaia, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), está em comemoração pela conquista do estudante Lucas Fagundes. Ele foi aprovado no vestibular do Campus Porto Nacional, da Universidade Federal do Tocantins, UFT, para o curso Letras/Libras. 

Segundo o diretor substituto Vitor Vilas Boas, após a matrícula de Lucas, foi designada à unidade uma profissional tradutora intérprete de língua de sinais, para que acompanhasse o processo de ensino e aprendizagem do estudante. “Cumprimos a legislação federal que estabelece o direito da educação bilíngue com a interlocução da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, esclareceu. 

A intérprete de língua de sinais Suelene Albuquerque atuou no campus com o jovem e outro estudante surdo, na turma do curso técnico de Agricultura. “Nosso papel é garantir que a inclusão do surdo na sala de aula não seja uma mera recepção, mas que ele possa ter seus direitos assegurados em condições de igualdade, por isso, vamos além com o aprendizado da Libras concomitantemente ao curso técnico”, disse. 

A professora Carla Elisa esteve com o Lucas nesse período e revela que a formação de um professor é contínua. “A experiência prática com os alunos surdos faz qualquer professor refletir sobre a inclusão em nossa sociedade. Vai além de mudanças de atitude, pois colocamos a prova nossas estratégias de ensino e nosso plano de trabalho docente”, mencionou. 

Segundo o pedagogo e orientador educacional Marlon Brito, os colegas, professores e técnicos que estiveram com o jovem estão muito felizes com a conquista. “O IFTO recebeu o Lucas com dificuldades de comunicação nas duas línguas (libras e português), mas, a força de vontade dele, o interesse em aprender e o compromisso com as atividades do campus contagiaram todos, ao passo que aprendemos muito com ele enquanto esteve em nossa unidade”, afirmou. 

O estudante Lucas ressalta que seu sonho era estudar Letras:Libras na UFT. “O curso do IFTO me ajudou a valorizar a Libras e o pessoal sempre falava que não podemos desistir de nossos sonhos. Eles me ajudaram e me apoiaram nas minhas dificuldades, deixaram eu estagiar e aprendi muito na biblioteca. Só tenho a agradecer. Vou sentir saudades”, declarou.