Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante faz relato de experiência em visita técnica à Minas Gerais

Notícias

Estudante faz relato de experiência em visita técnica à Minas Gerais

Gestão de Turismo

Estudantes visitaram Minas Gerais
por publicado: 26/11/2018 11h15 última modificação: 27/11/2018 08h57

“Conhecendo um pouco da história do Brasil através de Minas Gerais”

Do dia 5 ao dia 12 de novembro, as turmas dos 2º, 4º e 6º períodos do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), estiveram em visita técnica ao Estado de Minas Gerais, acompanhados pelas docentes Veruska Dutra e Jaci Câmara. Os acadêmicos visitaram cidades que foram e continuam sendo importantes para a história do Brasil.

O roteiro começou pela antiga cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, palco da Inconfidência Mineira e vários outros movimentos políticos e artísticos. Além de percorrer a cidade vivenciando sua história os alunos participaram de uma palestra com o professor Asdrubal Senra no IFMG – Ouro Preto, que abordou a evolução da gastronomia mineira e a influência dos Bandeirantes paulistas para a gastronomia brasileira. Uma característica do campus que despertou a curiosidade dos alunos foi a estrutura física do espaço, uma vez que o prédio foi o antigo batalhão do exército, hoje tombado como patrimônio histórico.  Esteve presente também a ex-reitora do IFTO, Maria da Glória dos Santos Laia, que recebeu a turma com muito carinho e falou um pouco sobre o funcionamento do Campus Ouro Preto.

O próximo destino visitado pelos estudantes foi a cidade de Mariana, primeira vila de Minas Gerais, primeira capital do Estado e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Por conta disso, tem a  maior mina de ouro aberta à visitação pública do mundo. Deixando Mariana os futuros gestores de turismo seguiram para Congonhas afim  de conhecer o célebre monumento histórico e artístico de Congonhas, o santuário barroco de Bom Jesus de Matosinhos, que é desde 1985 um Patrimônio da Humanidade. Construído em várias etapas nos séculos XVIII e XIX  é uma das maiores realizações do barroco brasileiro e contou com a participação de vários mestres, artesãos e pintores, como o Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde.

O final da visita técnica foi na capital Belo Horizonte, a primeira cidade planejada do Brasil. As atividades iniciaram com muito aprendizado sobre o Planejamento Turístico de Minas Gerais e da cidade de Belo Horizonte, por meio de um momento de interação entre a Secretaria de Turismo de Minas Gerais – SETUR MG e a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – Belotur. Na ocasião a gerente de Desenvolvimento Turístico da Belatur, Ana Gabriela Baête Ale, falou sobre a gestão de turismo de Belo Horizonte e as estratégias que são desenvolvidas para promoção de marketing e eventos da cidade e captação de demandas turísticas. Já o  superintendente de Políticas de Turismo da SETUR MG, Rafael Oliveira, explanou sobre as políticas do turismo aplicadas no Estado de Minas Gerais.

O momento foi considerado um dos pontos altos pelos acadêmicos do curso, pois foi possível conhecer na prática a aplicação do planejamento e das políticas públicas do turismo em um destino renomado, podendo assim compreender a teoria vista em sala de aula como algo aplicável e importante para o desenvolvimento do turismo local.

"A vivência naqueles locais despertaram uma sensação de pertencimento ainda maior ao nosso Patrimônio Histórico Nacional, além de nos inquietar para desenvolver políticas de desenvolvimento turístico no Tocantins semelhantes as que foram bem sucedidas no Estado de Minas Gerais", conta o aluno Eduardo Almeida do Vale.

"Para mim foi importante porque tudo que é relacionado a algo histórico prende a minha atenção, então essa oportunidade que nos foi dada de conhecer um estado que respeita sua história foi algo enriquecedor, pude ver de perto coisas que só tinha visto nos livros e poder viver isso foi maravilhoso. Para mim que sou estudante de gestão de turismo tem uma relevância maior, pois podemos ver de perto um estado que preza pelo turismo e investe nele. A visita conseguiu me aproximar muito mais do curso e do que eu busco como futura gestora", destacou a estudante Fernanda Pestana.

Relato do estudante do 6º período do Curso Superior Tecnológico em Gestão de Turismo, Eduardo do Vale.

(Divulgado a pedido da professora Veruska Dutra)