Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do IFTO realiza intercâmbio na Argentina

Notícias

Estudante do IFTO realiza intercâmbio na Argentina

Intercâmbio

Mateus ganhou uma bolsa parcial de uma escola de línguas e teve o apoio da unidade Araguatins
por Kelinne Guimarães publicado: 12/08/2019 09h32 última modificação: 12/08/2019 10h45

No mês de julho deste ano, o acadêmico de Licenciatura em Computação da unidade Araguatins do IFTO, Mateus Miranda, teve uma experiência única, que consistiu em um intercâmbio durante duas semanas na cidade de Córdoba-Argentina. O acadêmico ganhou uma bolsa parcial da escola de línguas Able Spanish, após participar de uma seleção que envolveu análise de currículo, carta de apresentação e intenções e preenchimento de formulário. A escola oferece em seu programa de bolsa hospedagem, apostilas e as aulas.

Ao receber a notícia que havia sido aprovado na seleção da escola de línguas, Mateus tinha um grande desafio pela frente, conseguir recursos para compra de passagens e despesas relacionadas à alimentação. Diante disso, o estudante solicitou apoio da unidade Araguatins do IFTO para a realização do seu sonhado intercâmbio. Ciente da importância de um intercâmbio no processo formativo de seus estudantes, o IFTO concedeu uma ajuda de custo a Mateus. Além disso, o acadêmico realizou duas rifas, com as quais conseguiu um valor que o auxiliou nas despensas com a viagem.

Para Mateus o intercâmbio proporcionou uma aprendizagem significativa, “pois, é uma imersão completa ao modo como os nativos vivem, cozinham, trabalham, constroem, dançam, se relacionam, estudam, ensinam e muitos mais”, declarou o estudante.

Questionado sobre qual dica daria para quem quer fazer um intercambio Mateus afirma que é necessário ser curioso e se arriscar, deixando de lado o medo de descobrir e viver o novo. “Com isso, poderá mostrar seu eu interior, fazer amizades com pessoas de todo mundo e aprender com elas, ajudá-las, partilhar e receber conhecimento. As universidades e escolas no Brasil e exterior procuram jovens que sonham, por isso enfatizo a importância de acreditar em você mesmo e em seus sonhos, seu eu. Não se prenda na ideia de fazer algo porquê terá algo em troca, seja voluntário em hospital, em um banco, numa escola, se ponha a aprender algo novo, por exemplo uma língua, ou a programar, ou sobre ecologia. Essas experiências são válidas para ingresso a uma universidade no exterior”, finalizou Mateus.

Mesmo diante das limitações orçamentárias, a unidade Araguatins tem trabalhado no sentido de apoiar seus estudantes na realização de intercâmbios e estágios, que agregam aprendizagem para sua formação integral.