Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipes da Proad e da DAE debatem gestão do programa nos campi avançados

Notícias

Equipes da Proad e da DAE debatem gestão do programa nos campi avançados

Assistência estudantil

O objetivo da reunião foi definir novos procedimentos e fluxo de trabalho para operacionalização dos benefícios
por Thâmara Filgueiras publicado: 02/03/2017 17h32 última modificação: 02/03/2017 17h32
Representantes da Proad, da DAE e dos campi avançados debatem procedimentos a serem adotados com relação ao Programa de Assistência Estudantil

Representantes da Proad, da DAE e dos campi avançados debatem procedimentos a serem adotados com relação ao Programa de Assistência Estudantil

Com a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), muitas equipes tiveram que alterar o fluxo de trabalho, adaptando para a nova realidade. Com o objetivo de definir novos procedimentos para a operacionalização dos benefícios do Programa de Assistência Estudantil, representantes das equipes da Pró-reitoria de Administração (Proad) e da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), que está ligada à Pró-reitoria de Ensino (Proen), reuniram-se com servidores dos campi avançados.

"Com o novo sistema, há uma mudança de procedimento, pois agora o trâmite da documento é todo eletrônico, o objetivo dessa conversa foi buscar uma padronização dos procedimentos, para que todos os campi avançados atuem da mesma forma junto à Proad", explicou o gerente de Administração e Supervisão de Contratos, João Marcelo.

Além disso, os participantes da reunião debateram sobre o foco do programa na promoção da permanência e no êxito estudantil. A equipe da DAE apresentou a dinâmica de suporte da equipe técnica da diretoria aos campi avançados. O diretor de Assuntos Estudantis Higor Lira explicou que devido à sua estrutura organizacional enxuta, os campi avançados não possuem equipe estruturada de assistência estudantil e precisam do suporte dos profissionais da Reitoria, mais especificamente da DAE, nas áreas de Serviço Social, Saúde, Psicologia e Pedagogia.

Higor acrescentou, ainda, que a DAE agora conta com um enfermeiro e uma pedagoga, além da psicóloga e da assistente social. "Todos esses profissionais darão apoio aos campi avançados por meio de visitas para atendimentos de estudantes; promoção de atividades e campanhas educativas; ações de prevenção na área da saúde; entre outras. Esperamos melhorar o serviço de assistência ao estudante visando à continuidade dos estudos e o sucesso escolar", acrescentou Higor.

Participantes

Representaram a Proad na reunião, o pró-reitor Rodrigo Gori, o gerente de Administração Joel Lopes e o servidor do setor de finanças João Marcelo. Da equipe da DAE, participaram  o diretor Higor Lira, a psicóloga Milena Thomazi, a pedagoga Divina Márcia e o enfermeiro Fernando Vasconcelos. Dois servidores de cada campus avançado representaram o setor pedagógico e o setor financeiro, respectivamente: Marlon Brito e Erica Oliveira, de Formoso do Araguaia; Jacqueline Effgen e Hélio Lopes, de Lagoa da Confusão; e Kely dos Anjos e Zeulina Martins, de Pedro Afonso.