Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do IFTO conquista segundo lugar em competição nacional de robótica

Notícias

Equipe do IFTO conquista segundo lugar em competição nacional de robótica

Conquista

Projeto apresentado foi Casa Inteligente 24h
por Kelinne Guimarães publicado: 26/08/2019 10h42 última modificação: 26/08/2019 11h26

Sensores de presença, portas automáticas, gerador eólico e quarto com tecnologia assistiva. Tudo isso esteve presente no projeto Casa Inteligente 24h apresentado pela equipe da unidade Araguatins do IFTO, formada pelos estudantes Pedro Henrique Grachet, Dhiego Ferreira Nicolas Cruvinel e Maria Eduarda Galvão, durante a competição “Traga seu Robô”, na modalidade robô livre, realizada no Campus Party em Natal, no período de 16 a 18 de agosto.

Os estudantes apresentaram um protótipo da Casa Inteligente feito a partir materiais recicláveis, como papelão e papel usado, sua elaboração durou cerca de 15 h. Disputando com mais 15 equipes, inscritas na competição, o projeto conquistou o 2º lugar.

“Participar da competição foi uma experiência incrível e inexplicável. Encaramos tudo como um desafio. Enfrentamos tudo juntos, até o nervosismo na hora de apresentar o projeto. Tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos apresentar a Casa Inteligente 24hrs, feita com materiais recicláveis, com êxito. Mas, quando recebemos o resultado, foi uma surpresa para mim, de fato não esperava ganhar, mas a sensação foi de dever cumprido”, comemorou a estudante, Maria Eduarda Galvão.

Participaram da edição do Campus Party em Natal  40 estudantes da unidade Araguatins, sendo 25 do curso técnico em Rede de Computadores integrado ao ensino médio e 15 da Licenciatura em Computação. O evento teve uma programação intensa com 350h de conteúdo, distribuídas em workshops e conferências.