Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia Elétrica promove I Campeonato de Veículos à Pilha: equipe Pizza Mcqueen venceu

Notícias

Engenharia Elétrica promove I Campeonato de Veículos à Pilha: equipe Pizza Mcqueen venceu

Ensino e pesquisa

Eletrônica de Potência em destaque
por Eliane Vieira publicado: 13/02/2019 11h09 última modificação: 13/02/2019 12h15

Na última segunda-feira, 11, o curso de Engenharia Elétrica da unidade Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou o "I Campeonato de Veículos Elétricos à Pilha". Os estudantes foram desafiados a desenvolverem um conversor capaz de alimentar, com uma única pilha de 1,5V, um motor DC de 5V, para tracionar o veículo elétrico.

O evento envolveu os estudantes da disciplina Eletrônica de Potência ministrada pelo professor Marcos Balduino de Alvarenga, que também coordenou a competição. Durante a competição foram disputadas três, das quatro modalidades avaliativas: maior velocidade (sem carga), maior velocidade (com carga) e melhor design (avaliado pelos visitantes). Também foi encerrada a prova de divulgação, contabilizando os likes dos vídeos publicados no Instagram oficial do IFTO.

A equipe vencedora da competição foi a Pizza McQueen, que contabilizou 231 pontos. A equipe venceu as etapas de maior velocidade com carga e melhor design. Em segundo lugar ficou a equipe Voyager, com 186 pontos, vencendo as etapas de maior velocidade sem carga e melhor divulgação.

Aprendizado e superação

Da equipe Pizza Macqueen a estudante Nayla Dielli disse que a experiência com a participação no campeonato foi muito enriquecedora. "O que não te desafia não te faz mudar. Eu acho que essa frase é a descrição dessa competição e da disciplina como um todo. Apesar do trabalho e dos desafios eletrônicos e mecânicos, a atividade nos trouxe muito conhecimento e diversão”, destacou ela.

Para o estudante Alisson Neres a superação de desafios marcou o trabalho. “Gostei muito da ideia foi um trabalho de muitos dias, feito em várias etapas e em cada uma nós nos deparamos com problemas que tivemos que resolver. Foi muito bom e trouxe um crescimento pelo trabalho em equipe e também pela questão da superação dos desafios. Participar de um campeonato motiva, porque você quer fazer o seu melhor”, lembrou ele.

Já o estudante Pedro Henrique Amaral frisou que a experiência valeu o empenho. “Quando fomos desafiados ficamos um pouco receosos, mas quando vimos que podia dar certo, que a gente conseguia fazer, foi muito legal. Vencemos nossas limitações e a experiência foi muito boa. Esperamos que os próximos desafios sejam melhores ainda”, disse ele.

Segundo o professor Marcos Balduino o desafio deu aos participantes uma pequena demonstração do que vão enfrentar no cotidiano profissional. "O trabalho inseriu os estudantes em situações desafiadoras que exigem conhecimento técnico e desenvolvem habilidades para soluções de problemas, que se equiparam às realidades cotidianas dos engenheiros eletricistas. A dedicação e seriedade com que esta atividade foi conduzida pelos estudantes revela o êxito da proposta de uma nova forma de ensino que venho aplicando no IFTO, finalizou."