Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em visita técnica a Brasília, acadêmicos conhecem na prática rotina de gestores públicos

Gestão Pública

40 estudantes visitaram a capital federal
por Eliane Vieira publicado: 29/05/2019 13h46 última modificação: 29/05/2019 13h53
Exibir carrossel de imagens Estudantes visitaram o Congresso Nacional

Estudantes visitaram o Congresso Nacional

Entre os dias 6 e 10 de maio, os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), conheceram na prática as rotinas da gestão pública, por meio de uma visita técnica a diversos órgãos públicos da capital federal, Brasília – DF.

Participaram da visita 40 acadêmicos do curso, que tiveram a oportunidade de conhecer o Banco Central, o Museu de valores, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada e ainda o Congresso Nacional. Nestes locais ocorreram visitas guiadas, que permitiram aos acadêmicos entender o funcionamento dessas instituições, bem como, a história da moeda brasileira e de outros países. Além disso, foi possível a participação em plenárias no Senado e na Câmara dos Deputados. A presença dos estudantes foi destacada por diversos membros das casas.

Na ocasião, o Banco Central do brasil ofertou aos estudantes palestras com os temas “Finanças Pessoais” e “O Sistema Financeiro Nacional”. No Senado Federal foi realizado um encontro com a Diretora Geral, Ilana Trombka, que clarificou o papel da Instituição com a Educação e as Políticas de Equidade de Gênero, juntamente, com o Senador Irajá que explanou sobre gestão pública dentro das arenas políticas e apresentou projetos de lei aprovados e em processo de aprovação.

A visita técnica foi organizada e coordenada pelas professoras da área de Gestão, Anna Paula Araújo e Gislene Magali da Silva, como forma de preparar os acadêmicos para o mercado de Trabalho, bem como, atender ao Projeto Pedagógico do Curso – PPC, que enfatiza que "a gestão pública em nível federal, estadual e municipal deve estar preparada para enfrentar mudanças e desafios, tendo em vista a maior qualidade e produtividade de suas ações, mediante a adoção de modelos gerenciais capazes de gerar resultados".

Segundo a professora Anna Paula, “a visita técnica aos órgãos públicos é uma experiência prática daquilo que é vivenciado e aprendido em sala de aula e contribui para deixar uma marca pessoal na vida de cada estudante que, com certeza ajudará nas escolhas profissionais futuras”. Já a professora Gislene Magali frisou que “se fez necessário proporcionar essa estratégia para que os acadêmicos possam conhecer na prática instâncias onde existam modelos gerenciais públicos eficientes”.

(Com informações da professora Gislene Magali)