Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversas atividades do Campus Paraíso do TO foram apresentadas aos visitantes

Notícias

Diversas atividades do Campus Paraíso do TO foram apresentadas aos visitantes

Expobrasil 2019

Servidores, estudantes e gestores recepcionaram o público
por Mayana Matos publicado: 19/06/2019 15h14 última modificação: 19/06/2019 15h19

A XXIV Expobrasil 2019 encerrou no último dia 16 e, em mais uma edição, esteve presente a comunidade do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Servidores, estudantes e gestores da unidade de Paraíso do Tocantins promoveram, no estande institucional, exposição de animais, apresentação de trabalhos e atividades realizadas pelos cursos do campus, e ainda oferta de minicursos. 

Os visitantes da exposição agropecuária tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto algumas das ações desenvolvidas pelo Campus Paraíso do Tocantins. No primeiro dia foi realizada a exposição de animais organizada pelo médico veterinário da unidade Éder Brasil de Moraes. No dia 11 de junho, o público conferiu a apresentação de trabalhos do curso de Licenciatura em Química e Bacharelado em Administração, organizada pelos estudantes do curso e professores Zanine Vargas e Elion Sarmento, com a presença do servidor Dalton Mota.  

No terceiro dia de exposição foi a vez dos participantes conhecerem atividades referentes ao curso de Matemática, expostas pelos estudantes  do curso e os professores Stênio Sidel e Márcia Cristina Gonçalves, com a presença dos servidores Marlice Vera, Fabrício Barbosa, Márcia Adriana, Ana Paula Cruz, Stefan Rosa  e Milton Maciel. 

No dia 13 de junho, no estande institucional, teve apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso de Meio Ambiente.  Também nesse dia, teve a participação da  técnica em alimentos e laticínios Claúdia Veloso que  apresentou o produto desenvolvido por ela:  o "aguardante de abacaxi" . O momento contou com a participação do coordenador do curso professor Fabrício Barroso,  e professores Liliane Garcia, Paula Jucá e Fernando Morais.   

No quinto dia, foi a vez dos estudantes do curso de Agroindústria e  Tecnologia de Alimentos apresentarem os seguintes produtos:  brownie de batata inglesa; mandioca chips; brigadeiro de milho; mousse de maracujá sem lactose; cerveja artesanal; conserva e vegetais; minimamente processados; queijo minas frescal e queijo temperado. O desenvolvimento dos produtos contaram com o apoio dos professores Fernando Morais; Kallyana Moraes; Cristiane Miranda; Juliana Moura e Robson Peluzo. O momento contou com a presença da servidora Regina Kaciane da Costa Borges. 

O último dia, 15, a participação do Campus Paraíso do Tocantins na Expobrasil 2019, contou com a presença dos estudantes do curso de Sistema de Informação e de servidores  que marcaram presença no estande do IFTO,  divulgando a instituição e os projetos desenvolvidos: Demandaí; Chatbot e plataforma para divulgação de informações de preços da cesta básica e informações climatológicas. A participação foi organizada pelo professor Fábio Vidal, com a presença da servidora Jaqueline de Paula.

O diretor-geral da unidade esteve presente durante todos os dias da Expobrasil. "A participação do Campus Paraíso do Tocantins na Expobrasil deste ano vai ao encontro da necessidade de fortalecimento com a comunidade da cidade e da região do Vale do Araguaia, principalmente por permitir a visualização de algumas das ações de ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidas pela unidade. Tudo isso, portanto, levará à comunidade um pouco do que é o IFTO", disse, durante a exposição, o diretor-geral da unidade, Flávio Eliziário.

Minicursos ofertados pelo IFTO

Durante esta edição, o Campus Paraíso do Tocantins ofertou dois cursos. No dia 13, na Arena do Conhecimento do Sebrae, foi realizado o curso " Processamento de carne ovina como estratégia de agregação de valor",  ministrado pelos professores Otávio Cabral Neto e Demis Carlos Ribeiro. Na tarde do dia 14,  também na Arena do Conhecimento do Sebrae, foi realizado o curso " Produção de derivados láctes: Fabricação de Queijo Minas Frescal", ministrado pelo professor Fernando Morais Rodrigues. 

A iniciativa foi fruto de parceria entre o campus, o Sindicato Rural e o Sebrae. Ao final dos cursos houve degustação dos produtos processados pelos estudantes do curso superior de Tecnologia de Alimentos e técnico em Agroindústria. Ambos momentos contaram com a presença do diretor-geral do campus Flávio Eliziário, de produtores da região e estudantes do curso de Tecnologia de Alimentos.

(Com a colaboração do Campus Paraíso do Tocantins)