Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia do Contador: O profissional que não se limita às contas

Notícias

Dia do Contador: O profissional que não se limita às contas

Datas Comemorativas

Neste dia 22 de setembro, é comemorado o Dia do Contador, profissional que atua na gestão dos recursos da instituição.
por Maiara Sobral publicado: 22/09/2016 00h00 última modificação: 06/07/2017 16h36

O ambiente multiprofissional é uma das características de uma instituição de ensino, no caso do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), docentes e técnicos administrativos realizam suas atividades a fim de ofertar aos estudantes um ensino público de qualidade. Dessa forma, é preciso parabenizar um profissional de extrema importância no desenvolvimento do IFTO: o contador, cuja data comemorativa acontece no dia 22 de setembro.

 

Dentro da instituição, o profissional possui diversos ramos de atuação, que vai desde administrar os tributos; registrar atos e fatos contábeis; controlar o ativo permanente; a realização de auditoria interna e externa; atendimento de solicitações de órgãos fiscalizadores e realização de perícia. Além do assessoramento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

 

Nesse contexto, o contador João Roberto Vieira, que trabalha no cargo desde outubro de 2014, na Reitoria do IFTO, destaca o papel do contador na instituição, que vai além do atendimento aos órgãos de controle e fiscalização, “com a nova configuração competitiva de mercado, a contabilidade passou a ser uma importante ferramenta gerencial para auxiliar na tomada de decisão, além de trabalhar na elaboração de demonstrativos contábeis e auxílio na prestação de contas”.