Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DAE e Ubes discutem participação de estudantes do IFTO em eventos nacionais

Notícias

DAE e Ubes discutem participação de estudantes do IFTO em eventos nacionais

DAE

O encontro objetivou tratar da participação de grêmios estudantis do Instituto no Encontro Nacional de Grêmios
por Mayana Matos publicado: 07/12/2016 00h00 última modificação: 09/12/2016 09h14

O diretor de Assuntos Estudantis do Instituto Federal do Tocantins (DAE/IFTO), Higor Lira, recebeu na tarde desta quarta-feira, 7, a visita de representantes da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). O objetivo do encontro foi tratar da participação de grêmios estudantis do Instituto no Encontro Nacional de Grêmios, que será realizado junto à bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), em fevereiro de 2017, em Fortaleza (CE).

 

O dirigente nacional da Ubes no Tocantins Guilherme Barbosa; o aluno do Campus Palmas Pedro Assunção e o militante secundarista Pedro Almeida se reuniram com o diretor para tratar das formas de participação e traslado ao evento. “Os principais pontos debatidos foram a organização da caravana para o evento passando por assuntos como transporte, hospedagem, forma de seleção dos estudantes, quantidade de vagas. A proposta montada será submetida ao reitor e diretores de campi para análise”, pontuou Higor Lira sobre a reunião.

 

O diretor de Assuntos Estudantis ressalta que discentes de cursos de graduação também terão representantes na delegação, e que o Diretório Central dos Estudantes do IFTO, junto aos centros acadêmicos e diretórios acadêmicos, tratará da seleção dos participantes. Após apreciação das propostas de participação nos eventos pelo reitor e diretores, a DAE enviará as orientações aos representantes estudantis das unidades.

 

Encontro Nacional de Grêmios

Trata-se do principal evento que reúne lideranças estudantis dos grêmios que atuam nas escolas de todo o país. Em caráter deliberativo, após os grupos de debate e discussão, os estudantes aprovam encaminhamentos nas áreas de conjuntura, educação e movimento estudantil. Mais detalhes sobre evento estão disponíveis aqui.

 

(Com informações da Ubes)