Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Custo Amazônico: conquista histórica durante reunião do Conif

Notícias

Custo Amazônico: conquista histórica durante reunião do Conif

Pleno aprova

Recurso extra foi inserido no orçamento 2020
por Mayana Matos publicado: 25/06/2019 10h00 última modificação: 25/06/2019 10h14

Entre os dias 11 e 13 de junho, o reitor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Antonio da Luz Júnior, esteve presente na 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília. Na ocasião, entre outros pontos de pauta, foi aprovado pelo pleno a inserção do Custo Amazônico na matriz orçamentária do Conif para 2020. Isso representa a inserção de 5% no custeio de cada instituição da região Norte, Maranhão e Mato Grosso. 

"Essa é uma conquista histórica. Depois de muitas lutas e articulação conseguimos a aprovação. Foi a primeira vez que a pauta foi incluída e tratada como prioridade, em uma demonstração de defesa da Rede Federal, levando em consideração as especificidade regionais. A necessidade de um aporte extra é uma reivindicação antiga das instituições que fazem parte da região amazônica", comemorou o reitor Antônio da Luz.  

Os recursos poderão ser utilizados para apoio ao desenvolvimento de projetos, visitas técnicas, aquisição de suprimentos, entre outras prioridades.