Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cotepe intensifica ações de prevenção ao abandono escolar e acompanhamento de estudantes retidos

Projetos pedagógicos

Ações contínuas são realizadas
por Eliane Vieira publicado: 10/05/2022 17h23 última modificação: 10/05/2022 18h09
Ações e materiais podem ser conferidos no site da Cotepe

A Coordenação Técnico-Pedagógica (Cotepe), do Campus Palmas/IFTO, tem intensificado, desde o início do ano letivo 2022/1, as ações com foco na prevenção ao abandono escolar e acompanhamento pedagógico de estudantes retidos.

Conforme o coordenador, Marcio Allan de Lima Martins, o objetivo tem sido dar continuidade às ações de combate ao abandono escolar e ao baixo rendimento. "A Cotepe, neste início de ano letivo, intensificou seus esforços no monitoramento dos estudantes que não estejam assistindo as aulas e/ou realizando as atividades propostas. A ação visa agir preventivamente no combate à evasão escolar", explica o coordenador, que enfatiza os resultados positivos que já podem ser notados com as ações. "Nós conseguimos evitar que alguns alunos pedissem transferência para outras instituições de ensino, no caso do Ensino Médio. Com relação ao Técnico Subsequente, que os estudantes abandonassem os cursos".

Para o desenvolvimento das ações, a  Cotepe conta com o apoio das Coordenações de Cursos e professores da unidade, que encaminham periodicamente a relação dos estudantes que não estão acompanhando as aulas e atividades acadêmicas. Estão à frente do projeto de prevenção ao abandono escolar as servidoras do serviço de orientação: Gythana Dantas e Raquel da Silveira, do serviço de orientação escolar, com apoio da assistente de alunos Jobherlane Farias Costa e da assistente administrativo Elma do Socorro Parreão de Freitas.

Acompanhamento pedagógico

Outro importante projeto que a Cotepe vem realizando é o de acompanhamento pedagógico dos estudantes retidos do Ensino Técnico Integrado ao Médio, PROEJA e Técnico Subsequente. Conforme explica o coordenador, o trabalho é realizado em etapas e consiste em:

1. Avaliar, junto ao estudante, quais foram as causas da reprovação; rotina de estudos, disciplinas que tem mais dificuldade (realizar a mediação com o professor para marcar atendimento individual) e mudanças que o discente pretende realizar para melhores resultados;
2. 2° Reunião individual com os pais ou responsáveis (apenas para estudantes dos cursos técnicos integrados), ouvindo, dialogando e orientando no acompanhamento dos filhos na rotina escolar.
3. Produção de vídeos/textos/podcast de dicas, técnicas, estratégias e planejamento de estudo (os materiais serão enviados via WhatsApp para os estudantes);
4. Para trabalhar o protagonismo frente ao processo de aprendizagem, resgatando a autoconfiança e a autovalorização.

O projeto foi iniciado com os estudantes dos primeiros anos do Ensino Técnico Integrado ao Médio, módulos 1 do PROEJA e do Técnico Subsequente, seguidos dos segundos e terceiros anos e módulos 2 e 3, respectivamente. Estão à frente do projeto as servidoras: Gythana Dantas e Raquel da Silveira, do serviço de orientação escolar, com apoio da assistente de alunos, Jobherlane Farias Costa.

Aprender a estudar

Já o projeto 'Aprender a Estudar", também desenvolvido pela Cotepe, foi finalizado nesse mês de maio e consistiu na distribuição de vídeos curtos com dicas e estratégias de estudo, nos grupos de WhatsApp dos estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio, PROEJA e Técnico Subsequente.

Por meio da iniciativa, foram encaminhados aos estudantes materiais apresentando a COTEPE, as atribuições do orientador e sobre o cotidiano e rotina do Campus Palmas, do IFTO. Foram enviados ainda vídeos semanais sobre a organização dos estudos, com os seguintes temas: dicas para se concentrar na hora dos estudos; organização do espaço de estudo, tem dúvidas a respeito do conteúdo? peça ajuda ao professor; criação de uma rotina de estudos; o que acontece quando você não administra bem o seu tempo?; cuidado com a auto sabotagem; tenha momentos de descanso; confecção do cronograma de estudos; importância do planejamento/organização; como organizar o cronograma. Ao final foram disponibilizados vídeos com diversas técnicas de estudos: pomodoro; revisões seriadas; testes práticos; prática distribuída de estudo; flash card; feynman; estudo intercalado; resumo; princípio de pareto; mnemônicos e mapas mentais.

As ações e também os materiais desenvolvidos pela Cotepe podem ser conferidos no site da Coordenação, pelo endereço eletrônico: https://sites.google.com/ifto.edu.br/cotepepalmas/cotepe .