Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consup do IFTO aprova manutenção do Ensino Remoto para o 2º semestre de 2020

Notícias

Consup do IFTO aprova manutenção do Ensino Remoto para o 2º semestre de 2020

Conselho Superior

Além disso, foi aprovado o Plano de Contingência para retorno das atividades presenciais pós-pandemia da Covid-19
por Maiara Sobral publicado: 13/08/2020 18h46 última modificação: 14/08/2020 08h52

O Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) esteve reunido na manhã desta quinta-feira, 13, por meio de videoconferência. Vários pontos foram discutidos, entre eles a manutenção do Ensino Remoto para o semestre 2020/2, que foi aprovada por maioria absoluta.

Além dessa deliberação, os conselheiros aprovaram, por unanimidade, o Plano de Contingência para retorno das atividades presenciais pós-pandemia da Covid-19, desenvolvido por um Grupo de Trabalho (GT) com membros do Comitê de Risco do IFTO. A reformulação da Política de Assistência Estudantil também foi apreciada pelos conselheiros, que fizeram sugestões à comissão e aprovaram o documento, por maioria absoluta.

A solicitação para não submissão do calendário do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) ao Consup também foi aprovada, por unanimidade. Os demais pontos da Convocação foram aprovados pelo Conselho, inclusive a deflagração do processo eleitoral no Campus Colinas do Tocantins, para cujo andamento do sufrágio será designada comissão eleitoral.

É importante ressaltar que a reunião por videoconferência tem exigido uma nova dinâmica na apresentação e na votação das pautas, em razão da participação dos conselheiros suplentes com direito à fala. Sendo assim, na reunião desta quinta-feira, 13, o presidente propôs tempo de fala de 5 minutos para cada conselheiro por item de pauta, e, após deliberação de maioria absoluta, ficou acordado o tempo de fala em 3 minutos. Ao final, os conselheiros fizeram reflexões sobre as dinâmicas das duas últimas reuniões e acordaram pela busca e implantação de melhores estratégias para o próximo encontro.

Vale lembrar que o Consup tem caráter consultivo e deliberativo, na qualidade de órgão superior da Administração do IFTO, responsável pelas decisões referentes à execução da política geral. O Consup é composto por representantes dos docentes, dos estudantes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do Ministério da Educação (MEC) e do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFTO.

Confira a reunião no YouTube Oficial do IFTO.