Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Construção do PDI conta com participação da comunidade

Notícias

Construção do PDI conta com participação da comunidade

Votação

Etapa consiste na definição da Missão, Visão e Valores do IFTO
por Mayana Matos publicado: 25/06/2019 13h33 última modificação: 25/06/2019 14h46

Como parte do processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2020-2024) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi realizada na última semana, 18, reunião conjunta entre membros do Codir e Consup, para discussão sobre a revisão de Missão, Visão e Valores do IFTO. 

Na ocasião, foram sugeridas três propostas de Missão e Visão para os próximos anos, bem como sugestão de acréscimo/alteração dos Valores que, atualmente, são descritos no estatuto da instituição. De acordo com o diretor de Planejamento Estratégico do IFTO e coordenador geral do PDI, William Dias, o próximo passo é a disponibilização dessas propostas para votação pela comunidade, que pode participar através do link, acessível aqui. É necessário que o servidor esteja conectado ao seu e-mail institucional para responder. 

O que é o PDI?

Conforme consta na metodologia e plano de trabalho, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento que, além de demonstrar uma fotografia da instituição no momento atual (infraestrutura, perfil do quadro técnico e docente, organização administrativa etc.), traça o caminho a ser seguido pela instituição, nos próximos cinco anos: objetivos, indicadores e metas para 2020-2024; cronograma de abertura/fechamento de cursos; plano de expansão da infraestrutura; projeção de expansão do corpo docente e técnico; ampliação de acervo; bem como avaliação da capacidade financeira para cumprimento desses planos.

A metodologia de construção do PDI para os próximos anos foi aprovada pelo Consup e está disponível na página do PDI no Portal do IFTO, onde também constam as informações sobre demais documentos referentes, comissões e suas atribuições e outros. A finalização do PDI está prevista para outubro. Até lá, serão realizadas várias etapas de reuniões, propostas e participação da comunidade e das unidades. William ressalta que a participação da comunidade é fundamental para a construção desse marco de planejamento tão importante que é o PDI.