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Conselho Editorial recebe treinamento sobre indexação

Revista Sítio Novo

Victor Hugo Sales, professor do IFAP, ministrou o curso
por Maiara Sobral publicado: 11/06/2019 13h48 última modificação: 11/06/2019 13h49

Com o objetivo de orientar o Conselho Editorial da Revista Sítio Novo sobre os trâmites de um periódico na base do Sistema Open Journal Systems (OJS), nos dias 5, 6 e 7 de junho, o professor Victor Hugo Sales, do Instituto Federal do Amapá (IFAP) ministrou treinamento aos editores, esclarecendo que esse o OJS auxilia na indexação da revista em bases e diretórios de pesquisa indexadores.

Durante o curso, a equipe reestruturou algumas informações no sistema OJS da Revista Sítio Novo. Além disso, o ministrante apresentou os critérios de classificação Qualis,da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a página da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Além disso, ele reforçou as vantagens que a associação propicia aos seus filiados, tais como: acesso ao banco de avaliadores do CNPQ, ferramenta plágio ITHENTICATE e depósito de Digital Object Identifier System (DOI) da CROSSREF.

"A capacitação periódica dos editores gerentes, editores-chefes e editores assistentes, é fundamental para assegurar práticas de editoração, a capacitação do corpo editorial é necessária, pois esses são fundamentais para o assessoramento de atividades dentro do periódico científico", destaca Kallyana Dominices, editora-chefe da Revista Sítio Novo.

Entre os próximos passos estão: afiliação da Instituição na Associação Brasileira de Editores Científico (ABEC); a utilização de ferramentas de antiplágio para assegurar problemas relacionados com plágio, autoplágio, parafraseamento e más condutas em pesquisa científica, além da emissão do DOI para os artigos publicados, pois o número gerado possibilita a pertinência do documento em banco como link inquebrável.

Sistema OJS

O Open Journal Systems (OJS)  é um software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas, desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project (PKP). Foi originalmente traduzido, suportado e disseminado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sendo recomendado pela CAPES e amplamente aceito pela comunidade brasileira de editores científicos.