Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia

Notícias

Conif lança painel com ações da Rede Federal durante pandemia

Enfrentamento à Covid-19

por publicado: 01/06/2020 11h00 última modificação: 01/06/2020 12h07
Pra cego ver:Pesquisadores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais em laboratório. Fim da descrição.

Pra cego ver:Pesquisadores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais em laboratório. Fim da descrição.

Produção de álcool (líquido e gel 70%) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desenvolvimento de aplicativos para acompanhamento da evolução do novo Coronavírus (COVID-19) e para facilitar o comércio dos mais variados setores no contexto de isolamento social, além da doação de alimentos e kits de higiene.

A lista resume uma série de projetos que – foram e ainda estão sendo colocados em prática – pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, desde 11 de março de 2020, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a existência da pandemia de Covid-19.

Com o objetivo de difundir as iniciativas dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lança, nesta segunda-feira, 1º/6, o Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à Covid-19”.

“Neste momento de pandemia, a Rede Federal segue se empenhando para contribuir com a sociedade, realizando as ações de ensino, pesquisa e extensão em conjunto com todos aqueles que necessitam, para amenizar os efeitos dessa crise", declara o presidente do Conif, Jadir Pela.

Mapa

A primeira fase da plataforma mostra a contribuição de cada uma das instituições com a força-tarefa mundial para deter o número de contaminações, internações e óbitos.

Um contador mostrará o quantitativo geral do que foi produzido pelas unidades como, por exemplo, mais de 153 mil litros de álcool em gel 70%, de 197 mil máscaras e a confecção de quase 66 mil protetores faciais.

As atividades envolveram gestores, professores, estudantes, técnicos administrativos e egressos, ademais de parcerias (públicas e privadas) e inúmeros voluntários da comunidade externa, que se uniram respeitando a suspensão das aulas em razão do isolamento social.

O Mapa “Rede Federal no Enfrentamento à Covid-19” será aperfeiçoado ao longo dos próximos meses. A cada fase serão agregados novos dados que ficarão disponíveis para consulta ao público em geral, destacadamente, no que diz respeito à transparente aplicação dos recursos públicos destinados à Rede Federal compromissada com a educação pública, gratuita e de qualidade.

Acesse o Mapa e saiba mais sobre o projeto no Portal do Conif.

Ações do IFTO

Com a declaração do estado de emergência na saúde pública, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) desenvolveu um edital para submissão de propostas para enfrentamento à pandemia da Covid-19. Desde então, vários projetos estão em andamento: produção de sanitizante de álcool em gel, fabricação de protetores faciais e adaptadores de maçanetas, uso de plantas medicinais antivirais, aplicativo para monitoramento de aglomeração, entre outras ações, que poderão ser visualizadas no mapa.

"Em todas as unidades, a comunidade do IFTO tem se mobilizado e buscado contribuir com a sociedade nesse momento de dificuldade e enfrentamento à pandemia. As iniciativas e volume de ações desenvolvidas não nos surpreende, porque conhecemos o engajamento da nossa comunidade e o potencial de nossa instituição, mas certamente possibilita à sociedade conhecer um pouco mais das possibilidades de atuação do Instituto, assim como amplia a credibilidade no sentido de poderem contar conosco em todas as situações", destaca o reitor do IFTO, Antonio da Luz.

Acompanhe os projetos no Portal do IFTO.

Assessoria de Comunicação

Conif

(61) 3966-7230