Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça as facilidades de usar os serviço de Conferência Web

Notícias

Conheça as facilidades de usar os serviço de Conferência Web

Tecnologia da Informação

A ferramenta possibilita fazer reuniões e diversos compartilhamentos à distância
por Mayana Matos publicado: 18/12/2018 09h00 última modificação: 18/12/2018 09h54
Fonte: Internet

Fonte: Internet

Você já ouviu falar no serviço de Conferência Web e como ele funciona? É um serviço de comunicação e colaboração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que promove encontros virtuais entre dois ou mais participantes. O serviço possibilita que, mesmo distantes geograficamente, os participantes compartilhem áudio, vídeo, texto, imagens, quadro branco e a tela de seus computadores. 

A nova plataforma do serviço de Conferência Web usa a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), ou seja, o servidor pode abrir sua própria sala de web conferência com seu usuário e senha do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

"A maioria dos servidores não conhecem o serviço de Conferência Web, que permite qualquer servidor do IFTO ter sua sala de web conferência e poder realizar as reuniões/encontros/discussões a distância", esclareceu o diretor de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Kleyton Moreira. 

O serviço de Conferência Web da RNP permite a interação de equipes remotas em tempo real, de forma simples, usando um computador ou dispositivo móvel. Basta um navegador instalado, um conjunto de fone de ouvido com controle de volume e microfone e conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, como: compartilhamento de áudio; compartilhamento de vídeo por webcam; compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos; compartilhamento de desktop; bate-papo público ou privado; gravação de reuniões (necessário solicitar acesso). 

De acordo com o diretor Kleyton Moreira, "o principal benefício deste serviço é a facilidade em reunir pessoas, perto ou longe uma das outras, a qualquer hora e com um mínimo de recursos necessário. Dessa maneira, é possível gerar economia, agilizar processos, aumentar a produtividade e facilitar a comunicação na sua instituição", disse. 

O serviço está disponível no Portal do IFTO, acessível aqui. Basta escolher a opção Conferência Web. Mais informações podem ser obtidas no Manual do Usuário do sistema.