Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do IFTO atua com quatro grupos de trabalho

Notícias

Comitê Gestor de Tecnologia da Informação do IFTO atua com quatro grupos de trabalho

PDTI

Planejamento visa traçar ações para os próximos quatro anos
por Maiara Sobral publicado: 30/03/2020 10h40 última modificação: 30/03/2020 10h44

O Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi instituído em fevereiro de 2019. Desde então, os membros trabalharam no regimento e no planejamento das ações estratégicas, assim como, foram formados quatro Grupos de Trabalho (GT's) para realizarem estudos sobre temas que integraram as boas práticas de gestão da Tecnologia da Informação (TI).

"O CGTI tem um papel significativo no planejamento e na formulação da estratégia de TI para a boa gestão dos recursos tecnológicos do IFTO", destaca a presidente do comitê, Paula Karini Amorim. 

Quanto aos GT's é importante destacar que cada grupo impactará no planejamento das ações de TI no IFTO. O GT Governança de Tecnologia da Informação tem o objetivo de realizar estudos e levantamentos, com a finalidade de elevar o nível de maturidade da Tecnologia da Informação (TI), no âmbito do Instituto. O grupo deve apresentar ao comitê um kit de governança, composto por  políticas, planos e normativas, no intuito de melhorar o índice de governança de TI frente ao Tribunal de Contas da União (TCU). 

Já o GT Infraestrutura de Tecnologia da Informação visa a realização de estudos e levantamentos, com a finalidade de otimizar a conectividade no IFTO. Sendo assim, essa equipe buscará melhores práticas, aplicações, ferramentas e acima de tudo, padronização da infraestrutura de rede da Instituição.

O GT Sistemas de Informação foi instituído para realização de estudos e levantamentos com a finalidade de aprimorar, otimizar e integrar os sistemas de informação no IFTO. Nesse sentido, essa equipe alinhará os sistemas institucionais, com o foco na melhoria do processo de desenvolvimento de sistemas e padronização das soluções de TI, possibilitando a integração desses sistemas.

Por fim, o GT Laboratórios de Informática tem foco nos estudos e levantamentos, para otimização dos recursos de TI nas unidades do IFTO. O objetivo é definir políticas e padrões de sistemas, assim como ferramentas para o melhor uso dos laboratórios de Informática. Esse grupo auxiliará no estudo sobre a real necessidade de atualização do parque computacional para os laboratórios.

"Todos os ramos da TI estão contempladas nos grupos de trabalho, de forma que possibilitamos a todos os servidores da área a participação nos grupos, de modo que possamos em conjunto, construir soluções e utilizar as boas práticas quanto aos serviços de TI para nossa Instituição", destaca o coordenador do comitê, Kleyton Moreira.

É importante ressaltar ainda que nesse momento está sendo elaborada a minuta do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), que visa nortear os próximos quatro anos,  alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao  Plano Estratégico de TI (PETI). 

Acompanhe as ações do comitê por meio da Página do CGTI.