Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Risco discute vários pontos de pauta referentes à pandemia

Notícias

Comitê de Risco discute vários pontos de pauta referentes à pandemia

Covid-19

Entre os assuntos, a distribuição de 20 mil litros de álcool em gel produzidos pelo IFTO
por Mayana Matos publicado: 16/06/2020 11h17 última modificação: 16/06/2020 12h30

Foi realizada na manhã de segunda-feira, 15, a reunião do Comitê de Risco do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Na ocasião, foram debatidos os seguintes pontos de pauta: proposta para distribuição do álcool gel produzido pelo IFTO; mapeamento de servidores pertencentes aos grupos de riscos e plano de enfrentamento à Covid-19.

A equipe de profissionais da saúde fez uma explanação sobre a realidade da pandemia no Tocantins e no país. Foi apresentada uma proposta de pesquisa de levantamento de grupo de risco em todos os segmentos da comunidade interna, através de aplicação de questionários aos públicos indicados. Na ocasião, os gestores das unidades também falaram sobre o cenário em suas localidades. 

Durante a reunião, após explanação do setor de segurança do trabalho da Reitoria, o Comitê aprovou a composição de um grupo de trabalho que deverá discutir e sugerir medidas de enfrentamento à Covid-19, de modo a garantir maior segurança à comunidade no âmbito do IFTO. 

20 mil litros de álcool serão distribuídos gratuitamente

Na ocasião, foram apresentados os resultados da produção de 20 mil litros de gel de álcool etílico glicerinado 76% GL, oriunda de projeto via Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). A produção foi feita utilizando a infraestrutura do IFTO e será distribuída gratuitamente à comunidade, com a finalidade de auxiliar no controle da transmissão do novo coronavírus em todo o Estado do Tocantins. A produção envolveu servidores e estudantes do IFTO nas unidades de Araguaína (4.800l), Araguatins (2400l), Gurupi (2400l), Paraíso(2400l) e Palmas (8000l). 

Os membros  do Comitê discutiram e votaram acerca da metodologia de divisão de volumes apresentada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), e sobre as sugestões apontadas pelos gestores das unidades. O Comitê aprovou que a divisão de quantidade por cidade/campus será avaliada de acordo com o boletim epidemiológico do Estado do Tocantins e a distribuição gratuita iniciará a partir desta próxima quarta-feira, 17. 

Álcool em gel produzido pelo IFTO Álcool em gel produzido pelo IFTO

Sobre o Comitê de Risco

O Comitê de Risco é composto por gestores, diretores das unidades, profissionais da saúde e representação estudantil, e tem o objetivo de adotar ações preventivas à Covid-19 no âmbito do Instituto. 

Para melhor comunicar as medidas adotadas e as que, eventualmente, vierem a ser publicadas, foi criada uma página específica no Portal do IFTO de modo a facilitar o acesso às principais informações e recomendações internas e de outros órgãos competentes. A comunidade pode enviar questionamentos e sugestões para o e-mail do comitê: comitederisco@ifto.edu.br Saiba mais acessando a página do Comitê de Risco no Portal do IFTO

A reunião do Comitê de Risco foi gravada e posteriormente será disponibilizada no canal oficial do IFTO no YouTube.