Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comemorações do Dia da Consciência Negra movimentam campi do IFTO

Comemorações do Dia da Consciência Negra movimentam campi do IFTO

Consciência Negra

A oportunidade coloca as questões étnico-raciais em debate
publicado: 22/11/2016 00h00 última modificação: 25/11/2016 09h34
Colaboradores: Guilherme Paganotto

A cada dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, e para não deixar de lembrar da data, estudantes e professores de diversas unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estão realizando atividades em alusão ao dia. Essas ações englobam diversas atrações, como apresentações culturais, desfiles e rodas de conversa, sempre com o objetivo de exaltar e debater a cultura negra no Brasil.

Para abrir as comemorações, o Campus Araguaína realizou a III Semana de Estudos Étnicos-raciais e I Semana da Diversidade, que aconteceu na última semana, entre os dias 16 e 19 de novembro. O evento contou com uma programação bem intensa de atividades, dentre os quais se destacam o II Desfile de Beleza Negra, o Encontro de Cacheadas e as oficinas de turbantes, tranças e construção de bonecas Abyomi, criadas para entreter as crianças, jovens e adultos na época da escravidão.

No Campus Avançado Formoso do Araguaia, a data também está sendo lembrada. A comunidade do campus, em parceria com a rede municipal de ensino, está promovendo diversas ações com temáticas envolvendo a Consciência Negra. O projeto “Cultura Afrodescendente”, que envolve as escolas municipais Dalci Barros Milhomens e Hermínio Azevedo Soares, promove apresentações artísticas, exibição de filmes e rodas de conversas com abordagens pertinentes. A programação segue até a próxima sexta-feira, 25.

Já no Campus Gurupi, acontece nesta terça-feira, 22, a culminância do projeto “África na Escola”, fruto da parceria entre a unidade e o município.

Com intuito de celebrar a data, os estudantes e servidores do Campus Avançado Lagoa da Confusão promoverão um desfile com roupas típicas produzidas e customizadas pelos próprios alunos, além de construção de painéis interativos. O evento acontece na sexta-feira, 25, nas dependências da unidade.

O Campus Dianópolis, por sua vez, dará início nesta terça-feira, 22, a “Semana Afro com Ciência”. A oportunidade congregará vários momentos de diálogos sobre a consciência negra, além de palestras com representante da Defensoria Pública do Tocantins, oficinas, concurso de redação, apresentações artísticas e lançamento de livro.

No Campus Palmas já está acontecendo a I Semana da Consciência Negra, que conta com o tema "Um Pouco de nós, um pouco da África". O objetivo é proporcionar à comunidade escolar o conhecimento da cultura afro-brasileira através da memória histórica e valorização da raça negra como construção da cultura brasileira. Repleta de atividades, a semana ainda contará com apresentações culturais e debates relacionados ao tema.

No Campus Porto Nacional, uma semana está sendo dedicada a comemorar a data. A programação conta com apresentações de documentários; painel com os dizeres “Consciência Negra é a educação do olhar” e fotos de grandes ícones negros da História, como Nelson Mandela e Martin Luther King, e ainda exposição de desenhos com o tema “Representatividade do Negro na História da Arte”. Apresentações de vídeos, debates sobre os temas tratados e rodas de capoeira também estão entre atividades a serem realizadas até o próximo dia 25.

Fique ligado na página oficial do IFTO no Facebook e confira todos os registros das ações nos 11 campi do Instituto.