Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com sede no Campus Palmas, primeira empresa incubada do IFTO é inaugurada

Notícias

Com sede no Campus Palmas, primeira empresa incubada do IFTO é inaugurada

Tecnologia a serviço da comunidade

Empresa oferece automação e monitoramento
por Eliane Vieira publicado: 20/11/2019 19h09 última modificação: 20/11/2019 19h18

Foi assinado na tarde desta quarta-feira, 20, o Termo de Adesão Simplificado de Incubação da empresa Simemap, primeira empresa incubada do IFTO, com sede no Campus Palmas. A Simemap é uma empresa de automação e monitoramento, que tem o objetivo de reduzir o desperdício de energia elétrica e propiciar mais conforto aos seus usuários.

Por meio da tecnologia Simemap, desenvolvida pelo professor Campus Palmas, Marcus André Oliveira e sua equipe, é possível ao usuário acompanhar de perto e com qualidade o consumo de energia de qualquer equipamento elétrico. Também é possível acompanhar o consumo de água e a temperatura ambiente. A tecnologia utiliza as ferramentas IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) que permitem acionar remotamente lâmpadas, máquinas, aparelhos de ar condicionado, entre outros. Tudo pelo computador ou celular.

A inauguração ocorreu durante o Identidade IFTO, evento que apresenta os serviços ofertados pela instituição, com a integração dos trabalhos desenvolvidos em pesquisa, extensão, inovação, ensino, arte e cultura. Estiveram presente à assinatura do termo o reitor do IFTO, professor Antônio da Luz Junior, o diretor-geral do Campus Palmas, professor Wendell Eduardo Moura Costa e o diretor da empresa, professor Marcus André Oliveira.

Na ocasião, o reitor enfatizou a importância do retorno da inovação para o IFTO, ressaltando que a tecnologia contribuirá para a sociedade e também para a instituição. O diretor-geral do Campus Palmas, professor Wendell, destacou a importância dessa parceria e agradeceu à dedicação do professor Marcus André e sua equipe ao projeto, que orgulha a unidade. Já o professor Marcus André ressaltou a importância dos estudantes no desenvolvimento da tecnologia e explicou os benefícios do sistema, sintetizando que ela proporcionará aos usuários "conforto e economia que têm preço".

Testada, aprovada e premiada

A tecnologia Simemap já foi testada no bloco 9 do Campus Palmas, onde implantou-se a automação de portas e o monitoramento da utilização de aparelhos de ar condicionado. “Por alto temos uma economia de cerca de 30% de energia elétrica com essa automação e monitoramento. A automação das portas permite que o professor abra a porta com o seu celular. Além disso, as portas podem ser fechadas de qualquer lugar pelo celular ou computador. Isto facilita muito a logística dentro do campus, onde temos mais de 300 portas, explica o professor.

A iniciativa do professor e sua equipe ficou em primeiro lugar da competição de ideias, do Concurso de Pitch da Arena do Conhecimento realizado em outubro deste ano. O prêmio é comemorado pelo professor que lembra nossa função como instituição de educação, ciência e tecnologia é criar tecnologias e é isto que estamos fazendo, gerando benefícios para o nosso campus, para o IFTO e para a comunidade em geral”.

A partir de agora a tecnologia chega ao mercado para a comundiade em geral. “Queremos levar nossa tecnologia até as pessoas, tornando a vida delas mais fácil e gerando economia. Nosso produto está testado e aprovado e agora chegou a hora socializarmos o nosso trabalho”, finalizou.

Mais informações sobre a Simemap e os contatos da empresa estão disponíveis no site https://www.simemap.com.

(Colaborou Maiara Sobral. Fotos: Maiara Sobral)