Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Capes divulga últimas turmas de 2018 de treinamentos on-line para uso do Portal de Periódicos

Notícias

Capes divulga últimas turmas de 2018 de treinamentos on-line para uso do Portal de Periódicos

CAPES

por publicado: 21/11/2018 10h41 última modificação: 21/11/2018 10h56

O ano está próximo de acabar e nesta reta final ainda é possível buscar meios para que o semestre letivo seja concluído com êxito. Em meio a produções de trabalhos acadêmicos, é mais fácil do que se imagina localizar autores e referências com credibilidade para a finalização de pesquisas.

Nesse aspecto, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) tem muito a contribuir: além de oferecer conteúdo científico de alta qualidade – em todas as áreas do conhecimento e para qualquer nível acadêmico –, oferece gratuitamente treinamentos on-line para capacitar os usuários no uso dos recursos disponíveis.

“A capacitação do Portal é extremamente importante para um melhor conhecimento dos mecanismos de buscas que otimizam as pesquisas. O que mais apreciei foram as aulas referentes a bases de dados específicas. Havia bases que não utilizava porque não conhecia e, com o treinamento, passei a usufruir”, avalia Eliene Pereira da Costa, que fez seu mestrado em Saúde Pública na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O pesquisador da área de Farmacologia David Edgard Pietro, da Universidade Federal do Ceará (UFC), concorda com Eliene: “sou usuário assíduo do Portal de Periódicos e posso afirmar que o treinamento é fundamental para entender as funcionalidades e o conteúdo disponibilizado. O fato de ser on-line e ter ampla oferta de dias e horários é um dos pontos mais importantes”.

A capacitação oferecida pela CAPES para que os usuários conheçam os recursos do Portal de Periódicos é gratuita e acessível a todos os interessados. Entre janeiro e outubro de 2018, foram realizadas 578 turmas e o número de alunos capacitados chega à marca de quase 9.300 usuários no período.

Quem quiser conhecer melhor a biblioteca virtual da CAPES tem até o dia 15 de dezembro para participar da capacitação. A agenda de treinamentos disponível contempla as seguintes áreas do conhecimento:

  • 19 a 24/11: Ciências Agrárias
  • 26 a 01/12: Ciências Ambientais
  • 03 a 08/12: Ciências Biológicas
  • 10 a 15/12: Ciências da Saúde

Para realizar inscrição, é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de Treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. O usuário recebe três e-mails até a data da capacitação: na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição; o segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido; por fim, o usuário recebe o link da sala de aula virtual e instruções para acesso.

Sempre que se forma uma turma do curso, os participantes da sessão têm direito ao certificado com informações da capacitação, acessível pelo Meu espaço. Os certificados são autenticados. Cada documento emitido contém a URL de origem – única para cada registro – inserida no rodapé. A autenticação visa à segurança da informação, uma vez que torna possível a averiguação do registro quando houver necessidade.

A tecnologia utilizada pela CAPES para ministrar os treinamentos on-line é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A capacitação ocorre de segunda-feira a sábado, em horários variados. Cada sessão tem duração de aproximadamente três horas.

Em 2019 haverá nova agenda disponível para os usuários do Portal de Periódicos. Acompanhe a divulgação da programação a partir de janeiro, por meio do link de Treinamentos.

Fonte: Portal de Periódicos da CAPES