Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Porto Nacional recebe visita de estudantes do IFMT

Notícias

Campus Porto Nacional recebe visita de estudantes do IFMT

Visita técnica

Duas turmas do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio vieram de Confresa para conhecer o campus e também a Escola Família Agrícola
por Luciana Santal publicado: 15/03/2017 18h42 última modificação: 06/07/2017 12h17
Colaboradores: Luciana Santal

Para complementar as atividades de ensino, pesquisa, extensão, no último dia 10, estudantes do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) estiveram em Porto Nacional para participar de uma visita técnica ao município. Essa é a segunda turma do IFMT que vem a Porto Nacional com o mesmo objetivo. No dia 7 de março, visitaram a cidade os alunos do 3º ano “B”. O percurso dos dois dias foi o mesmo: primeiro, conheceram o Campus Porto Nacional, do IFTO, onde foram recebidos por servidores que mostraram algumas instalações da unidade. 

O gerente de ensino do Campus Porto Nacional Paulo César Patrício deu as boas-vindas às turmas e conversou sobre os cursos oferecidos na instituição, que fazem parte da área de Gestão e Negócios (técnico e tecnólogo em Logística) e da área de Informação e Comunicação (técnico em Informática e licenciatura em Computação). 

Em seguida, acompanhados do coordenador de Extensão Haroldo Costa, da coordenadora dos cursos técnicos subsequentes Lucivania Gloria, e do professor Ricardo Pessoni, dirigiram-se à Escola Família Agrícola (EFA), localizada no KM 3 da TO-255, zona rural de Porto Nacional. Na primeira visita dos estudantes do IFMT, deram apoio aos visitantes os professores Afonso Vieira e Luana Quadros. 

Na EFA, a turma foi recepcionada pela coordenadora da área agrária Elizia Pinheiro, que falou aos alunos sobre os cursos técnicos ministrados na escola: Agropecuária, Agroecologia e Agroindústria. Logo após, sob a orientação do técnico em agropecuária Ricardo Santana, que se formou na EFA e hoje estuda Agronomia, eles seguiram para a visita técnica. Conheceram as instalações de cultura bovina, suína e de aves, além das hortas (convencional e do sistema mandala) e da minhocultura. No caminho, também puderam ver o projeto de fruticultura, que é composto de plantações de maracujá, acerola, abacaxi, banana e caju. 

Para a professora Gislane Maia, que acompanhou os alunos, essa é uma oportunidade de trocar experiências. “Como eles estão terminando o 3º ano, é importante conhecer novas técnicas de cultivo, produção e criação para adaptá-las à realidade da região de Confresa (MT)”, explicou. 

Para encerrar o encontro, a coordenadora Elizia se reuniu novamente com a turma no pátio da EFA. Ela falou sobre os processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos na instituição e do trabalho que é realizado lá. O professor do Campus Confresa Artênio Pompeu, que também veio com a turma, aproveitou a ocasião para agradecer aos servidores do Campus Porto Nacional no suporte à visita, e finalizou: “essa é uma oportunidade que poucos alunos têm de conhecer outro campus. O IFMT está de portas abertas para o IFTO e para a EFA”.