Notícias
Campus Porto Nacional celebra aniversário de 13 anos
Parabéns!
O dia 1º de fevereiro de 2010 marca a criação do Campus Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Ao longo de 13 anos, a instituição vem se consolidando como referência de educação de qualidade e contribuindo com o desenvolvimento da região central do estado do Tocantins .
O diretor-geral do campus, Albano Dias, explica que a instituição consegue ter destaque na região e apresentar bons resultados, especialmente, na empregabilidade dos egressos. “O Campus Porto Nacional desde o seu início se manteve atento aos arranjos locais a fim de suprir as necessidades do mercado de trabalho do seu entorno. Em treze anos muita coisa aconteceu, tivemos muitas conquistas para o campus e continuamos juntos em prol de uma educação pública cada vez melhor, que transforme a realidade dos nossos estudantes e das comunidades circunvizinhas. Temos inúmeros exemplos de vidas transformadas a partir da ação da nossa instituição”, declara.
Danielle Nascimento é um desses casos de mudança promovida pelo Campus Porto Nacional. Egressa do curso de Licenciatura em Computação, ela já foi professora substituta do IFTO Campus Pedro Afonso e atualmente é professora voluntária na instituição em que se formou. Além disso, tem três filhos que também já foram estudantes do Campus Porto Nacional. Com todas essas ligações, Danielle ressalta o carinho que tem pela instituição. “Me emociona muito falar do campus Porto porque foi onde eu tive muitas oportunidades. O Campus Porto abriu as portas para mim, oriunda da zona rural. Foi uma época muito difícil, mas uma época inesquecível. Eu sinto muito orgulho, me sinto muito feliz de ter estudado no campus e, principalmente hoje, de ter a possibilidade de passar meu conhecimento, de compartilhar as minhas experiências. É muito bacana fazer parte dessa família. Que bom que a gente tem o IFTO Campus Porto!”.
O impacto da chegada de uma unidade do IFTO à cidade de Porto Nacional não fica restrito apenas aos estudantes e suas famílias. Instituições públicas e privadas também têm no campus uma fonte de formação, capacitação e qualificação de mão de obra. Além disso, parcerias estabelecidas ampliam as potencialidades de atuação dos envolvidos e os benefícios à comunidade. Nesse sentido, o diretor do ITPAC Porto Nacional, Rodrigo Ventura, detalha a relação entre as duas instituições de ensino: “O IFTO Porto Nacional tem sido um grande parceiro da ITPAC Porto ao longo dos anos. Além de formar profissionais com qualidade, inclusive temos muitos que estão trabalhando aqui conosco, desenvolve parcerias sociais, parcerias esportivas, parcerias essas que enobrecem ainda mais os nossos alunos. Representa um desenvolvimento econômico, social e realmente um desenvolvimento das pessoas que aqui moram. Formar profissionais com essa qualidade é para poucos”, declara Rodrigo.
Ronivon Maciel, prefeito de Porto Nacional também celebra a presença do IFTO na cidade e destaca o impacto dos serviços prestados pela instituição. “Que bem fez o IFTO para a nossa cidade! Crescimento, fortalecimento para nossa cidade. Com certeza não só Porto Nacional, mas todo o Tocantins se alegra muito pelo IFTO, os nossos municípios vizinhos que também usufruem do nosso IFTO”, afirma o gestor.
PROGRAMAÇÃO
Para marcar o 13º aniversário do Campus Porto Nacional, as atividades comemorativas começaram ainda no turno da manhã desta quarta-feira, 1º, com uma cerimônia que contou com a participação do diretor-geral do Campus Porto Nacional, Albano Dias, e gestores locais; do pró-reitor de extensão do IFTO Milton Maciel Flores, representando o reitor do IFTO Antonio da Luz Júnior; da pró-reitora de ensino Nayara Pajeú e parte da equipe da Pró-reitoria de Ensino (Proen). Também estiverem presentes no evento, servidores e estudantes do campus.
No auditório lotado, o público acompanhou as apresentações musicais dos estudantes Geibson Soares e Ana Beatriz Lima. Os conhecimentos dos discentes sobre o campus e a cidade de Porto Nacional foram testados em um quiz de perguntas e respostas. Para refletir sobre a presença da instituição na cidade, o professor Paulo Kulsar ministrou uma palestra que debateu o papel transformador da educação.
Ainda pela manhã, foram inauguradas: galeria de diretores, no hall do auditório, sala de convivência, no bloco administrativo, e sala de apoio ao estudante, no bloco 3.
A programação da manhã foi encerrada com o plantio de 13 mudas de árvores no campus.
À noite, a programação de comemoração dos 13 anos do Campus Porto Nacional teve continuidade no auditório. O professor Paulo Kulsar falou novamente sobre a educação como ferramenta de transformação social.
HISTÓRICO
O Campus Porto Nacional nasceu na conjuntura da expansão da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Regulamentado pela portaria n.º 102 de 29 de janeiro de 2010, do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União de 1º de fevereiro de 2010, no qual o Campus Porto Nacional recebe autorização para seu funcionamento.
A implantação de um campus do IFTO no município de Porto Nacional partiu das considerações e reivindicações do setor produtivo e, principalmente, do setor público do município. Objetivou-se atender a um dos objetivos postos na lei de criação dos institutos: possibilitar à região, através da oferta de cursos profissionalizantes, de cursos superiores, inclusive de formação de professores, o atendimento às necessidades locais em favorecimento ao desenvolvimento socioeconômico local e regional.
O álbum com as fotos das comemorações dos 13 anos do IFTO Campus Porto Nacional está disponível AQUI.