Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Paraíso do Tocantins recebe decoração natalina sustentável

Notícias

Campus Paraíso do Tocantins recebe decoração natalina sustentável

Decoração sustentável

A iniciativa é dos alunos do segundo ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Meio Ambiente
por publicado: 19/12/2016 16h57 última modificação: 19/12/2016 16h59
Colaboradores: Lúcia Gomes
Exibir carrossel de imagens Campus Paraíso do Tocantins

Campus Paraíso do Tocantins

Este ano, a decoração de Natal do Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), recebeu um toque sustentável e foi toda elaborada com material reutilizável. A iniciativa é dos alunos do segundo ano do curso técnico integrado ao ensino médio em Meio Ambiente, que deram aula de criatividade e mostraram que é possível transformar o que seria jogado no lixo em lindos enfeites.

Logo na entrada do campus, os visitantes são surpreendidos com uma árvore de pneus velhos. Quem passa pelos corredores se depara com guirlandas de cds arranhados, pendurados nas portas das salas, e o pequizeiro que existe nas dependências da unidade foi todo enfeitado com pêndulos confeccionados com palitos de picolé e prendedores de roupa, bem como sininhos feitos de garrafas pets. Por todo canto da instituição é possível ver o cuidado dos trabalhos que foram realizados durante os intervalos das aulas. Os alunos tiveram a preocupação de colocar areia nos pneus utilizados para a árvore, a fim de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

O professor de Biologia, Eber Euripedes de Souza, foi quem fez a proposta à turma. Ele explica que a ideia inicial era apenas trabalhar algo voltado para a característica do curso e como um dos grandes problemas da atualidade é a produção de excesso de lixo, desafiou os estudantes a enfeitar o campus de forma diferente esse ano, utilizando materiais como plásticos e fibras. Segundo ele, esse tipo de atividade marca o aluno em seu período de vivência escolar.

Com essa atividade, aproveitamos e trabalhamos duas coisas: a origem e destino dos materiais (cadeia produtiva) e o real significado do natal, que tem se perdido com o passar do tempo. Temos hoje uma geração imediatista que pouco valoriza o que possui e logo deseja algo novo, é necessário trabalhar e conscientizar a importância da reutilização”, completou.

Além da decoração, os estudantes também fizeram um ponto de coleta e arrecadaram roupas usadas em bom estado, brinquedos e alimentos não perecíveis que serão doados aos moradores da Vila Santana, setor onde está localizados o campus. O material será entregue na confraternização de Natal da unidade que acontecerá nesta sexta-feira, 16, às 19h no pátio da instituição.