Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Paraíso do Tocantins realiza semana de formaturas e entrega 75 novos profissionais à comunidade

Notícias

Campus Paraíso do Tocantins realiza semana de formaturas e entrega 75 novos profissionais à comunidade

Emoção

por publicado: 11/04/2017 18h31 última modificação: 06/07/2017 12h19
Colaboradores: Lúcia Gomes

Entre os dias 4 e 7 de abril, o Campus Paraíso do Tocantins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizou formatura de estudantes dos seus oito cursos. Durante esses quatro dias, 75 alunos receberam a outorga de grau do diretor-geral da unidade, Antonio da Luz Júnior, momento de alegria não só para os formandos, mas também para seus familiares e amigos. 

“É muito emocionante ver minha filha terminando um curso superior, ainda mais porque ela é a primeira da família a se formar”, revelou orgulhoso o senhor José Joacir dos Santos Alves, pai da formanda Paula Costa Alves, do curso superior em Administração. 

Além do senhor José, foi possível perceber o orgulho no rosto de tantos outros pais e familiares que acompanharam as solenidades no decorrer da semana. O apoio da família foi agradecimento que se repetiu nos discursos dos oradores de todas as turmas. “Obrigada por acreditarem que somos capazes e por investirem tanto na gente”, disse, com voz embargada, a formanda do curso de ensino médio integrado ao técnico em Meio Ambiente Suyane Rodrigues Pinheiro Silva. 

O empenho dos professores também foi elogiado pelos formandos. Vagno Barbosa Gomes, formando do curso de licenciatura em Matemática, reconheceu que, em alguns momentos, houve choro e vontade de desistir por parte de alguns alunos, seja por causa dos trabalhos, da correira do dia a dia, ou mesmo por causa do conteúdo, que às vezes parecia tão difícil, mas, segundo ele, “a presteza e a disponibilidade de todos os mestres” foram incentivos importantes para que pudessem continuar e chegar ao tão esperado dia da formatura. 

Dia esse que, segundo o coordenador do ensino médio integrado ao técnico, professor Luís Augusto Flexa, é esperado não só pelos alunos, mas também por todo os servidores da instituição. “Temos duas grandes alegrias: uma é quando os alunos chegam, pois ficamos felizes que nos escolheram para os auxiliarem nesse caminho, e o outro é quando eles formam, porque é momento de entregá-los para o mercado de trabalho e para a vida”. 

A esse respeito, o diretor-geral do campus destacou em todas as solenidades que o objetivo dos professores e técnicos adminsitrativos do IFTO é formar não só bons profissionais, “mas principalmente bons cidadãos, instruí-los a serem não apenas profissionais de sucesso, mas pessoas felizes no que fazem”. Antonio comemorou ainda o fato de muitos daqueles que cursam o ensino médio e técnico no Campus Paraíso do Tocantins optam por também fazer um dos cursos superiores da unidade. “É sinal de que confiam no nosso trabalho”, frisou. 

Primeira turma de Química e de Tecnologia em Alimentos 

Nesses quatro dias, o Campus Paraíso do Tocantins, do IFTO, formou alunos dos cursos de ensino médio integrado ao técnico em Meio Ambiente, Agroindústria e Informática, e também dos cursos superiores em Gestão da Tecnologia da Informação, licenciatura em Matemática, licenciatura em Química e tecnologia em Alimentos, mas para os formandos e professores desses dois últimos o momento foi ainda mais marcante. 

Isso porque essa foi a primeira formatura desses dois cursos, e, como bem lembrou a professora Isis Prado Meireles Castro, homenageada pelos formandos de Química, ser primeira turma de um curso não é tarefa fácil. Ela lembrou dos desafios enfrentados e vencidos pelos alunos e pelo colegiado do curso, e ressaltou que todos foram importantes para a consolidação de cada etapa concluída. 

O coordenador de tecnologia em Alimentos, professor Fernando Morais, lembrou que cada um dos envolvidos na criação do curso trabalhou para que os alunos tivessem o melhor. Ao final de seu discurso, ele desejou sucesso aos novos profissionais e lembrou que a instituição estará sempre à disposição de todos. 

A formanda em Alimentos Emanuela Marinho Araújo Costa resumiu o que foi fazer parte da primeira turma do curso: “Não foi fácil para ninguém, cada uma aqui sofreu, passou noites em claro preparando algum trabalho. Para cada semestre uma dificuldade a ser encarada, mas felizmente chegamos ao fim com a vitória nas mãos”. 

Homenagem póstuma 

As formandas do curso de Administração fizeram uma homenagem ao colega Aylon Ribeiro Rodrigues, que estudava com elas, mas faleceu em um trágico acidente de trânsito a caminho do campus. A turma leva o nome de Aylon, e familiares do ex-aluno foram convidados para a formatura. “Dedicamos a ele esse momento tão especial”, lembrou a formanda Lausiane da Silva Barreto.