Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO e Prefeitura de Paraíso do Tocantins realizam aula inaugural da 2ª Etapa do Curso de “Tecnologias e Mídias”

Notícias

IFTO e Prefeitura de Paraíso do Tocantins realizam aula inaugural da 2ª Etapa do Curso de “Tecnologias e Mídias”

EXTENSÃO

A capacitação vai até maio de 2022, com carga-horária total de 128h.
por Lúcia Gomes publicado: 17/02/2022 17h31 última modificação: 19/10/2022 11h05

Aconteceu na noite da última quarta-feira, 16, a aula inaugural do Cursos de Tecnologias e Mídias, uma parceria do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) com a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude de Paraíso do Tocantins (Semej).

O curso é uma formação prática com foco no uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação voltadas à prática docente e foi desenvolvido para auxiliar os professores da rede municipal de ensino com a realidade de ensino remoto imposto no período de pandemia.

O evento foi realizado na Escola Municipal José Ribeiro Torres e contou com a participação do reitor do IFTO , professor Antonio da Luz, da vice-prefeita de Paraíso, Raquel Ogawa, do diretor-geral da unidade, Flávio Eliziário de Souza, do Secretário da Semej, professor Deley Oliveira, dos professores do IFTO responsáveis pelo curso, Ivo Sócrates e Jonas Macedo, e também colaboradores e cursistas.

A aula inaugural contou com a palestra “Aprendizagem Ativa – Porque os Tempos São Outros” , ministrada pela diretora de Gestão Educacional do IFTO, a pedagoga Noemi Zukowski. Na oportunidade, ela compartilhou suas experiências enquanto educadora em tempos de pandemia e apresentou algumas ferramentas capazes de auxiliar o processo de ensino-aprendizagem.

Para o reitor Antonio da Luz, ministrar esse curso é mais uma oportunidade que o IFTO tem de contribuir com o desenvolvimento da cidade de Paraíso. Ele destacou que a pandemia trouxe muitos desafios para a educação e que todas as esferas foram surpreendidas com as demandas que foram surgindo, por isso o Instituto se sente muito honrado em poder auxiliar os educadores a enfrentar dificuldades nesse período.

O diretor-geral do Campus Paraíso do Tocantins, Flávio Eliziário, lembrou que a demanda pela capacitação veio da Semej e que o desejo em atender a comunidade mobilizou o colegiado do curso de Sistemas de Informação a aceitar prontamente o desafio e preparar um curso que fosse acessível  e atendesse às necessidades específicas do professores.

Segundo a professora Marenice Lima, uma das participantes do curso, o momento histórico proporcionado pela covid-19 mostrou a todos o quão importante são as tecnologias da informação para toda a sociedade e que ela mesma se viu obrigada a se adaptar com dificuldade a uma nova realidade de ensino. "O curso veio a calhar. Não vou dizer que foi fácil, mas mesmo assim eu persisti pois sabia da importância e , além disso, durante as aulas a gente percebe que é uma coisa que foi feita pensando em nós", elogiou.

A capacitação iniciou em outubro do ano passado e vai até maio deste ano, com carga-horária total de 128h. Ao final do curso, os participantes regularmente matriculados que obtiverem 75% ou mais de frequência receberão certificado a ser emitido pela Coordenação de Extensão do Campus Paraíso do IFTO.