Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Paraíso do Tocantins levará 3 alunos para intercâmbio da Argentina

Notícias

Campus Paraíso do Tocantins levará 3 alunos para intercâmbio da Argentina

Oportunidade

As inscrições para o processo seletivo que escolherá os alunos que participarão deste intercâmbio vão até esta quinta-feira,28
por publicado: 27/09/2017 11h55 última modificação: 27/09/2017 11h56
Colaboradores: Lúcia Gomes

Em março de 2018, três alunos do ensino médio integrado do Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) terão a oportunidade de estudar espanhol durante um mês na Universidad Nacional de San Luis (UNSL), localizada na cidade de San Luis, região Centro-Oeste da Argentina, há cerca de 800 km da capital do país, Buenos Aires. 

As inscrições para o processo seletivo que escolherá os alunos que participarão deste intercâmbio vão até esta quinta-feira,28. Podem participar apenas estudantes maiores de 16 anos, devidamente matriculados no 2ª ano de qualquer um dos cursos do ensino técnico integrado ao médio do Campus Paraíso do Tocantins. 

Essa ação faz parte do Programa de Mobilidade Acadêmica na Argentina, promovido pela unidade, em parceria com a UNSL. Todas as despesas dos alunos selecionadas, como passagens aéreas, hospedagem e alimentação, serão custeadas pelo Campus Paraíso, além disso, será enviado um servidor do IFTO para acompanhá-los, o qual também ministrará um curso na universidade que receberá os estudantes aprovados no processo seletivo. 

A professora Paula Jucá, responsável pelo programa, salientou que esta é uma oportunidade única para os alunos de Paraíso. Será um mês de imersão em uma cultura totalmente diferente, tendo a oportunidade de aprender não só o idioma estrangeiro, mas também de compartilhar experiências culturais. 

Os alunos que forem selecionados participarão de um curso preparatório em espanhol no Campus Paraíso, de 01 de novembro a 16 de fevereiro de 2018, a fim de que eles tenham uma noção básica da língua e possam ter um melhor aproveitamento quando estiverem Argentina. Será desclassificado do programa de intercâmbio, o estudante que não cumprir carga horária mínima de 75% ou obter nota menor que 6,0 nesse curso preparatório. 

Paula também explicou que existe também uma parceria com o Campus Avançado Carolina do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que também já enviou alunos para esse intercâmbio na UNSL e auxiliaram no contato com a universidade argentina. 

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio de formulário a ser preenchido no setor de Protocolo do campus, das 8h às 18h, até 28 de setembro de 2017. 

A análise e o julgamento das inscrições serão realizados por professores da unidade, pela Coordenação Pedagógica e Setor Biopsicossocial. Além da documentação, serão considerados o desempenho acadêmico, a frequência às aulas e o nível de interesse pelas atividades propostas no programa. 

Mais informações estão disponíveis no edital.