Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Paraíso do Tocantins entrega gratuitamente álcool produzido por técnicos e estudantes da instituição

Combate à Covid-19

Cerca de 20 instituições foram beneficiadas.
por Lúcia Gomes publicado: 02/07/2020 13h11 última modificação: 02/07/2020 13h11
Pra cego ver: Uma pessoa descarregando álcool na carroceria de uma camionete e duas pessoas embaixo recebendo o produto. Fim da descrição.

O Campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) distribuiu gratuitamente álcool 76% sanitizante a entidades públicas e não-governamentais para serem utilizados em ações de prevenção à Covid-19 no município de Paraíso e cidades vizinhas.

O último lote de álcool foi entregue na última terça-feira, 30, à equipe da Unidade Penal da cidade de Araguacema. Lá o produto será utilizado não só pela equipe de servidores, mas também pelos recuperandos. As demais entregas ocorreram nas duas últimas semanas do mês de junho e foram feitas para instituições cujos profissionais estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus ou que se encontram em situação de maior vulnerabilidade.

Também foram beneficiadas com doações feitas pelo Campus Paraíso, o 8º Batalhão da Polícia Militar, a 3ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, as secretarias municipais de Nova Rosalândia, Pugmil e Paraíso, assim como a associação de moradores da Santaninha, setor onde está localizada a unidade do IFTO na cidade, a Apae, Casa de Prisão Provisória de Paraíso, escolas estaduais, Hospital Regional de Paraíso e Associação dos Recicladores de Paraíso do Tocantins (ARPA).

O Diretor-Geral do Campus Paraíso do Tocantins, Flávio Eliziário de Souza, participou das entregas e explicou que o álcool doado foi produzido nos laboratórios da própria instituição por profissionais e estudantes das áreas de Química e Engenharia de Alimentos da unidade. “Nosso objetivo é mostrar a comunidade que o IFTO, além de oferecer ensino de qualidade, está atento às demandas sociais nesses períodos de crise”, destacou Eliziário.

Ele revelou ainda que a oportunidade também foi importante para os estudantes que participaram da produção do álcool, pois puderam não só colocar em prática parte dos conhecimentos de sala de aula, mas também entender como a profissão que escolheram pode fazer diferença na vida das pessoas.

A Comunidade Terapêutica da Associação Cristã Jovens de Valor (ACJV), organização não-governamental de Paraíso que trabalha na prevenção, recuperação e reabilitação de pessoas com dependência química, também foi umas das entidades beneficiadas com a doação do álcool. “Para uma instituição que vive de parceria, como é a nossa, nesse momento de pandemia essa ação é muito importante. Aqui, o álcool vai ser muito útil tanto para a higienização das pessoas que são acolhidas, quanto para os familiares em dias de visita, afirmou o coordenador da ACJV, Léo Janes Neiva.

A presidente da APAE de Paraíso do Tocantins, Kelly Cristina Dantas, foi outra que ressaltou importância da ação promovida pelo IFTO “Quero parabenizar a iniciativa de vocês. Essa doação veio na hora certa. As famílias dos alunos que nós atendemos aqui na Apae estavam precisando desse produto. Muito obrigada”.

Ao todo, o IFTO produziu 20 mil litros de álcool, a ação foi financiada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e, além do Campus Paraíso do Tocantins, as unidades de Araguaína, Araguatins, Gurupi e Palmas participaram do processo de produção do álcool.